Seja bem vindo a Online Farma!

 

 

Todo mundo fala que comer devagar e em pequenas quantidades auxilia a perder peso e também na digestão. Isso não é mais um mito. De acordo com uma pesquisa feita na Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos,  cortar os alimentos em pedaços pequenos faz com que as pessoas comam bem menos depois da refeição feita. Mesmo tendo ingerido a mesma quantidade que teria ingerido sem cortar a comida em pedaços.

Os cientistas analisaram 300 estudantes universitários. Alguns receberam um pão cortado em quatro e os outros, um inteiro. Vinte minutos depois, os voluntários ganharam outra refeição. Aqueles que ficaram com o pão cortado em pedaços comeram menos.

Por enquanto não se sabe o motivo do benefício. Uma das hipóteses  é que seria uma ilusão de ótica, onde o cérebro e o estômago são iludidos pela ideia de que um alimento em pedaços é maior do que a mesma porção, só que inteira.

Comer devagar e mastigar bem também faz com que a mensagem de satisfação chegue mais rápido ao cérebro, então comemos menos e ficamos satisfeitos mais rápidos,  talvez seja por isso que uma  outra possibilidade sugerida pelos pesquisadores é que quando comemos devagar um alimento cortado, fazemos com  que o corpo perceba que está satisfeito.

Por mais que a correria do dia-a-dia muitas vezes não permita que tenhamos uma refeição tranquila, não há contraindicações para se comer devagar, cortar bem os alimentos e mastigar bem. E uma vez que os benefícios estão perto de serem comprovados definitivamente, não custa embarcar nessa e tentar arrumar mais dez minutos para o almoço e jantar.

Fonte: Portal Terra