Seja bem vindo a Online Farma!


Estudos vêm sendo realizados há décadas para provar os benefícios de uma pequenina fruta vermelha nativa dos Estados Unidos, conhecida pelos americanos desde o século 17, a cranberry (mirtilo). Hoje, a fruta é cultivada também no Canadá e Chile.  

Seus efeitos antioxidantes tem sido comprovados por pesquisas. Há indícios de que a fruta auxilia na diminuição da incidência de doenças cardiovasculares, retarda o envelhecimento e previne contra o câncer.

Foi na década de 1980 que começaram os primeiros estudos para descobrir o potencial da cranberry na prevenção de infecção urinária. Segundo o Núcleo Brasileiro de Uroginecologia, este tipo de infecção é uma das principais causas de idas de pacientes a consultórios médicos, ambulatórios e pronto socorros, tanto no Brasil como no mundo. Cerca de 30% a 50% das mulheres manifestam algum problema de infecção urinária depois do início da vida sexual. Os homens não estão isentos destas infecções, como consequência de doenças ligadas à próstata.

O suco de cranberry é rico em uma substância ativa chamada proantocianidina (PAC) que impede a adesão das bactérias ao epitélio (revestimento mucoso) do trato urinário, impedindo a progressão da infecção. Além desta substância, a fruta contém mais de 200 substâncias ativas, vitamina C, ácido cítrico e diversos outros ácidos.
 
Se, por um lado, há pesquisadores que constataram que tomar suco de cranberry ajuda a prevenir e combater a infecção urinária, também há estudos que apontam a ineficiência do uso desta frutinha. Uma coisa é certa: experimentar novas frutas e acrescentá-las à dieta alimentar contribui para uma vida mais saudável.

Por: AgComunicado