Seja bem vindo a Online Farma!

Pouco comercializada no Brasil, a fruta cranberry (mirtilo) tem gerado interesse nas mulheres. Há  diferentes estudos que mostram que a fruta ajuda a combater a infecção urinária, tem efeito antioxidante e retarda o envelhecimento. Também há sinais de que ela poderia diminuir a incidência de doenças cardiovasculares e prevenir o câncer. 

 
Entre as mulheres, é relativamente comum o desenvolvimento de algum problema de infecção urinária após o início da vida sexual. Nos homens, doenças relacionadas à próstata e alterações hormonais são responsáveis pelo aumento de incidência de infecções. Os cientistas, inclusive de universidades renomadas como Harvard, vem estudando há algum tempo os efeitos do cranberry sobre a saúde do aparelho urinário. 
 
A pequena fruta vermelha é nativa dos Estados Unidos, onde é bastante conhecida por ajudar no combate à infecções urinárias. Ela começou a chamar a atenção dos médicos depois que eles descobriram que índios americanos a utilizavam para tratar sintomas de uma doença que parecia ser infecção urinária. A fruta é conhecida dos americanos desde meados do século 17. Na década de 1980 iniciavam-se as primeiras pesquisas para descobrir o potencial da cranberry. 
 
A infecção urinária é uma das principais causas de consultas no Brasil e no mundo, sendo mais comuns em mulheres. A infecção urinária ocorre por penetração de bactéria pela uretra e os homens, por terem uretra mais longa, são naturalmente mais protegidos. 

Como se prevenir – É importante ingerir uma quantidade significativa de líquidos (2 a 3 litros por dia), urinar antes de dormir e após relações sexuais, evitar banhos de imersão ou duchas verticais. Cuidados de higiene são essenciais.  

Sintomas – Através das queixas do paciente, como dor e ardência para urinar, e do exame físico pode se suspeitar de infecção urinária. O diagnóstico é feito com a coleta da urina a fim de se realizar exame de urina (urocultura). Faz parte da avaliação do paciente, principalmente em situações mais graves (infecção urinária complicada), o estudo do aparelho urinário como um todo.

Fonte:  Correio do Estado