Seja bem vindo a Online Farma!

CRIANÇAS QUE NÃO VIVEM AS FRUSTRAÇÕES SE TORNARÃO ADULTOS SEM ATITUDE DIANTE DAS ADVERSIDADES

 

Você tem dificuldades para lidar com situações de sofrimento? Leva muito tempo para superar uma frustração? Talvez seja o resultado de poucos “nãos” quando criança. 

De acordo com o artigo As crianças precisam aprender a lidar com a frustração, muitos pais não conseguem lidar com as frustrações de seus filhos ainda mais quando não passam o tempo que gostariam com eles, e assim, acreditam que fazer as vontades das crianças é como “camuflar” uma espécie de culpa pelos momentos de ausência. Mas isso é errado!

A psicóloga Ane Caroline Janiro, explica no artigo que dar brinquedos, guloseimas ou poupar a criança de assuntos que possam entristecê-la não é um caminho saudável. A frustração na infância deve ser encarada e será importante que a criança a enfrente para aprender a lidar com a adolescência e com a vida adulta.

Um ponto interessante destacado pela especialista é o de que a criança que foi poupada do sofrimento na infância, não terá habilidade o bastante para enfrentar os desafios e dificuldades que a vida adulta impõe.

Já a matéria Como ensinar seu filho a lidar com a frustração? explica que diante da decepção dos filhos, os pais devem apenas estar ao lado deles, prestar consolo e orientação. O “poupar” do sofrimento não é a solução, pelo contrário, o resultado desse ato de camuflar o sofrimento da criança, prejudicará o seu desenvolvimento como ser humano e a fará ter grandes dificuldades para enfrentar os problemas inerentes da vida.

Diante de frustrações, a criança aprende a desenvolver o lado emocional e a se equilibrar diante de uma situação desconfortável.  Outro ponto destacado na matéria é o de que a criança que foi poupada de vivenciar as frustrações, se tornará um adulto com dificuldades de perceber o próximo, além de achar que as coisas terão de ser como quer e isso é resultado de uma educação repleta de presentes e mimos para que não enfrentasse os problemas na infância.

Crianças assim como adultos, passarão por frustrações e aos pais cabe o amor, os conselhos e o ombro amigo. É na infância que surge o conselho que norteia toda uma vida: “vai passar”.

 

Fontes

As crianças precisam aprender a lidar com a frustração. Por Ane Caroline Janiro. Psicologia Acessível.

Como ensinar seu filho a lidar com a frustração? Educar para Crescer. Abril.