Seja bem vindo a Online Farma!

Fique por dentro de algumas dicas importantes 

 
O fígado é um órgão de muita importância e desempenha importantes funções no organismo. Um dos problemas mais graves associados ao fígado é a hepatomegalia que resulta na inflamação do órgão levando a um edema que se não tratado pode gerar uma quadro mais grave de saúde.
 
Uma dieta rica em gorduras, em açúcares ou o abuso de produtos refinados na dieta em longo prazo podem intoxicar o fígado e comprometer suas funções. O ideal segundo especialistas é que alimentos ricos em fibras e vegetais amargos sejam consumidos frequentemente.
 
As fibras ajudam a controlar o colesterol e açúcar no sangue, melhoram a circulação sanguínea e refletem com ação anti-inflamatória. 
 
Alimentos como a aveia,  integrais (farinha, macarrão, biscoitos, arroz, entre outros), sementes oleaginosas, frutas, verduras, legumes, cereais integrais, entre outros, devem ser explorados com frequência na dieta.
 
Já os vegetais amargos podem ajudar na dieta graças a algumas funcionalidades como: auxiliam na liberação de sucos gástricos; favorecem a digestão, isso porque possuem enzimas que auxiliam neste processo; propiciam a absorção de nutrientes e no geral, protegem o fígado e favorecem o processo de metabolização e de depuração.
 
As verduras de sabor amargo ajudam no processo de desintoxicação do fígado, além de outros benefícios como o de controlar o colesterol e de purificar o sangue.
 
Não são alimentos muito queridos na dieta, mas deveriam ser frequentemente consumidos.
 
A vitamina C também é um nutriente importante para manter a saúde do fígado. Os minerais como cálcio, magnésio e potássio também não podem faltar na alimentação diária.
 
O chá branco, o café (em equilíbrio), chá de valeriana, o suco de limão, entre outros, são bebidas que ajudam a equilibrar o funcionamento do fígado.
 
O fígado é um órgão com grande capacidade de regeneração, o que quer dizer que uma dieta equilibrada e prática de hábitos saudáveis podem trazer excelentes resultados.