Seja bem vindo a Online Farma!

Quais alimentos beneficiam e quais prejudicam os ossos?

 
A maioria das pessoas só se preocupa com a saúde dos ossos quando há algum problema, e geralmente a prática de maus hábitos alimentares se reflete na fase da velhice, quando algumas doenças ósseas se apresentam (osteoporose, artrite, artrose, entre outras).
 
Muito se fala no cálcio como importante mineral para conferir saúde aos ossos, mas outro mineral essencial é o magnésio, alimentos ricos nesse mineral são: nozes, grão-de-bico, arroz integral, palmito, coentro, açaí, entre outros.
 
Uma das frutas pouco mencionadas nesse quesito de benefícios à saúde óssea é a jabuticaba, a fruta é rica em cálcio, atua em prol da formação óssea e manutenção da saúde dos ossos, é inclusive recomendável na dieta infantil na fase de crescimento.
 
E não é só o leite integral que integra o grupo de alimentos mais ricos em cálcio, o brócolis também apresenta grande quantidade do nutriente, além de poder ser utilizado de maneira versátil na alimentação (saladas, refogados, junto a outros alimentos etc.).
 
A sardinha também é rica em cálcio e merece ser mais explorada na dieta diária.
 
O importante também além de consumir alimentos ricos em nutrientes que ajudam a manter a saúde dos ossos, é evitar o consumo de alimentos prejudiciais. 
 
Quais alimentos são esses?
 
Bebidas ricas em cafeína prejudicam a saúde dos ossos, isso porque a substância faz com que parte do cálcio presente nos ossos seja retirada, por isso evite exageros em relação ao café, chocolate e alguns chás que contêm a substância.
 
Sódio em excesso age causando a descalcificação óssea, e não é representado apenas pelo sal propriamente dito, costuma estar presente em excesso em refrigerantes, biscoitos recheados, alimentos condimentados e industrializados, entre outros. 
 
Alimentos saudáveis consumidos com desequilíbrio também podem causar problemas nos ossos, o espinafre, por exemplo, conhecido pelas inúmeras propriedades com ênfase no ferro, possui uma substância conhecida como ácido oxálico, que diminui a absorção do cálcio no organismo. 
 
É fundamental se preocupar desde cedo com o que se ingere na alimentação, aquele velho ditado que diz que o ser humano é resultado do que se come é a mais pura verdade, todos os excesso, maus hábitos praticados desde a infância se refletem muitas vezes na transição da idade adulta para a velhice, por isso, é sempre importante se preocupar com a alimentação, com os hábitos que se tem, com a saúde de um modo geral, com certeza esse é o maior bem que o ser humano possui e infelizmente só se dá mesmo crédito nisso diante de um diagnóstico médico, por isso, se cuide hoje, reveja seus hábitos e mude-os.
 
Qualquer ação saudável se refletirá a longo prazo, abandone os maus hábitos alimentares hoje, mude pequenas ações e certamente verá a diferença amanhã. Mudar de estilo de vida é preciso!