Seja bem vindo a Online Farma!

Qualquer pessoa já deve ter escutado que “o cabelo é a moldura do rosto”. Assim como a forma do corpo e a textura da pele, os cabelos são fundamentais para a saúde e autoestima. Cabelos bonitos e saudáveis demandam cuidados tão importantes quanto os com o resto do corpo.

O cabelo é composto por três camadas: medula, córtex e cutícula. A medula é a camada interna e é dela que vem a força da cabelo. O córtex fornece resistência ao eixo do cabelo e determina sua cor e textura. Enquanto a cutícula fica na camada mais externa e é responsável pela estrutura, brilho e maciez. Há também uma camada de sebo – substância oleosa dos folículos capilares  - que recobre a cutícula e fornece maleabilidade.

A cutícula pode ser alterada por fatores químicos e mecânicos, tais como a descoloração e o uso constante do secador de cabelos. A exposição aos raios solares, poluição, vento, água de piscina ou do mar também contribuem negativamente. Se a proteção é reduzida, as camadas ficam mais expostas aos danos.

A exposição aos raios UVA e UVB (ultravioleta) podem desencadear a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar e assim, comprometer a força dos cabelos. Quando isto acontece, os fios ficam com aspecto ressecado e quebradiço.

Os cabelos descoloridos, quando exposto à esses raios, tendem a mudar de coloração. Os de tonalidade clara desenvolvem uma espécie de fotodescoloramento (aspecto amarelado). Já os de tonalidades mais escuras, como o castanho, tendem a ganhar coloração avermelhada. Prefira condicionadores “leave-in” (contém óxido nítrico) para reparar os danos causados pelos raios solares.

A alimentação é um dos fatores importantes para manter a beleza e saúde dos fios. Aposte em  proteínas (leite, carnes, ovos) e alimentos ricos em vitaminas co complexo B (vegetais, cereais integrais, linhaça e peixes), que oferecem nutrientes essenciais para a saúde do couro cabeludo.

Por: AgComunicado