Seja bem vindo a Online Farma!

Seja no auge da juventude ou nos anos mais maduros, cuidar da saúde da pele é sempre indispensável para manter-se bonita. Produtos cosméticos, tratamentos à laser ou peelings são algumas das soluções mais utilizadas para driblar as imperfeições e o envelhecimento da pele.
Cada idade pede um cuidado especial:

Aos 20 anos: É no auge da juventude, com a pele macia e firme, que os cuidados devem ser levados à risca. Por conta das alterações hormonais que ocorrem nesse período, é comum o excesso de oleosidade, poros dilatados e claro, acne. Para evitar que as impurezas do ar se fixem nas camadas mais profundas da pele e causem inflamações, lave o rosto duas vezes ao dia, de preferência com sabonetes adstringentes, que purificam e refrescam. Prefira hidratantes sem óleo e cosméticos com ácido salicílico, pois são esfoliantes suaves e não agridem a pele.

30 anos: Nesta fase as linhas de expressão começam a surgir e ocorrem alterações na produção e distribuição de melanina – pigmento responsável pela coloração da pele. Manchas causadas pelo sol, gravidez ou pelo uso de anticoncepcionais se tornam cada vez mais evidentes.  Opte pelos hidratantes com vitamina C e E (combatem o envelhecimento da pele) e substâncias como o retinol, ácido hialurônico e peptídeos, que evitam a flacidez. Para combater as manchas, prefira cosméticos clareadores à base de substâncias como a hidroquinona e ácido retinoico. Prefira usá-los no período noturno, pois devido à ação fotossensibilizante, reagem à luz do sol. Os cremes para a região aos redor dos olhos também são indispensáveis. Use os que contém vitaminas A e C, que evitam a
flacidez.

40 anos: Manchas e linhas de expressão ficam cada vez mais evidentes. As alterações hormonais tendem a reduzir a produção de elastina e colágeno e é comum que áreas no pescoço e ao redor dos olhos percam um pouco do viço e elasticidade. Cremes com vitamina A, C e E são ótimos hidratantes para prevenir ou suavizar a flacidez e linhas de expressão. Os cosméticos para a região ao redor dos olhos podem conter substâncias como a soja e peptídeos de arroz. Opte por produtos específicos para o contorno labial, pois os lábios começam a enrugar e perder o volume.

Cuidados para todas as idades:

Um dos pontos mais relevantes para ter uma pele bonita e saudável é a prevenção ao longo dos anos. Isso demanda limpeza, hidratação e proteção solar regulares. Quanto maiores forem os cuidadores, menores serão os tratamentos para evitar o envelhecimento. O uso de filtro solar é fundamental, mesmo no dias nublados, pois protegem a pele dos raios ultravioleta (responsáveis por cerca de 90% das manchas e linhas de expressão). Mulheres que sofrem com disfunções hormonais também deve ficar atentas e buscar orientação com o ginecologista.

Busque produtos específicos para seu tipo de pele e idade. Não adianta usar um creme para mulheres de 30 anos aos 50, ou vice e versa. Ao invés de benefícios, irá desencadear problemas, pois as substâncias de um produto para mulheres de 60 anos, por exemplo, são muito gordurosas e em uma mulher de 30 anos pode ocasionar a acne.

Por: AgComunicado