Seja bem vindo a Online Farma!

Há uma doença que acomete grande parte das pessoas e necessita de tratamento: trata-se da depressão. Sim, depressão é uma doença, não é “frescura” e nem fraqueza intencional. Entre as características da doença estão: alteração do estado de humor; predominância da tristeza, sendo que, depressão e tristeza são situações distintas, e a diferença entre ambas é que a primeira é um estado permanente sem alterações mesmo que haja influências externas positivas e motivadoras.

Por que depressão não é tristeza?
A tristeza é um estado natural de humor, é importante para a saúde psicológica do ser humano, são momentos que acometem as pessoas, porém passam. Já a depressão é um estado de tristeza que não se altera mesmo que ocorram situações passíveis de despertar alegria. Pessoas deprimidas nem sempre conseguem identificar o que ocorre internamente com suas emoções e isso pode fazer com que procurem tardiamente tratamento médico. Geralmente as pessoas que são próximas daqueles que estão deprimidos é que conseguem perceber as mudanças comportamentais.
 
Pessoas deprimidas preferem ficar sozinhas; se estão reunidas com pessoas, ficam mais caladas; o semblante é constantemente melancólico; não conseguem mais sentir ânimo para fazer coisas que costumavam fazer; podem vir a sofrer de insônia; perder o apetite ou passam a comer compulsivamente; não deixa se ser um estado de fraqueza emocional, mas não se trata de uma fraqueza que possa ser controlada pela pessoa que sofre de depressão, entre outras mudanças comportamentais consideráveis.
 
As mulheres são mais propensas a desenvolver depressão, pelo fato de sofrerem diversas alterações hormonais ao longo da vida.
 
Depressão é uma doença que pode alcançar as pessoas independente de idade ou sexo. A depressão pode ser ocasionada somada a fatores como: estresse, situações familiares, alterações hormonais, crises sentimentais, estilo de vida etc.
 
O mais importante é que as pessoas que sofrem dessa doença procurem tratamento, se algum familiar identificar características da doença, o ideal não é tentar forçar uma tomada de atitudes, a sutileza com o doente é de extrema importância. O tratamento é realizado com o uso de medicamentos antidepressivos, estes medicamentos não causam dependência e é importante que a posologia seja respeitada e que o tratamento seja feito disciplinarmente.
 
Todos estão sujeitos a este mal, substâncias como o ômega 3 podem ser benéficas para estes casos e até mesmo o 5 HTP (hidroxitriptofano) que precede a serotonina e é um importante neurotransmissor responsável pelo bom-humor e sono regular. Depressão é uma doença reversível, procure tratamento.