Seja bem vindo a Online Farma!

A depressão é uma doença que afeta o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio de tristeza, pessimismo e baixa autoestima. Todas as pessoas de qualquer faixa etária podem estar sujeitas a depressão. 

A doença pode ser causada por uma situação ou acontecimento na vida ou sem uma causa aparente. Diversos estudos trazem evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente, com relação aos neurotransmissores, que são substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. 

Depressão – sintomas:

Os sintomas que envolvem a depressão incluem:

- Cansaço, sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero e desamparo;

- Desejo de morrer;

- Perda ou aumento do apetite e do peso;

- Insônia e estresse;

- Humor depressivo, irritabilidade, ansiedade e angústia;

- Desânimo, necessidade de maior esforço para fazer tarefas do dia-a-dia;

- Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades que anteriormente eram consideradas agradáveis e prazerosas.

Depressão – tratamento:

A depressão é uma doença muito difícil de ser curada e na maioria das vezes é necessário tratamento psicológico e tratamento com base em medicamentos. Existem diversas terapias que podem ser realizadas em conjunto com o tratamento. Desta forma, é fundamental procurar ajuda médica e seguir todas as orientações fornecidas pelo médico, pois ele vai oferecer o melhor tratamento adequado às condições de cada paciente.

No entanto, algumas dicas podem ajudar os pacientes a combater a depressão com simples atos de conversar com as pessoas, ter sempre uma meta a seguir, pensar em coisas positivas, trabalhar com felicidade, dormir bem, evitar bebidas alcoólicas exageradamente, fazer atividades prazerosas, se alimentar bem e praticar exercícios físicos. Essas são algumas dicas que pode auxiliar as pessoas que sofrem de depressão, a combater essa doença que causa tanto mal ao corpo e a mente.