Seja bem vindo a Online Farma!

 

O inverno está aí e com ele vem a inevitável compulsão por uma coisa: o chocolate. Doce muito requisitado em épocas de temperaturas baixas e também quando algumas mulheres estão passando pela famosa Tensão Pré Menstrual. Mas afinal, o chocolate ajuda a ficarmos mais alegres? Abaixo desvendamos alguns dos principais mitos sobre esse doce que faz a cabeça e o estômago de muita gente.

Faz bem ou mal para a saúde?

Depende. O chocolate tem teobromina e tiramina, substâncias que estimulam os neurônios e melhoram o raciocínio. O chocolate amargo, feito do cacau puro e sem a adição das gorduras do leite, contém flavonoides, que são antioxidantes que reduzem os riscos das doenças cardiovasculares. Mas o chocolate comum por ter gordura e muito teor calórico é recomendado que seja consumido moderadamente.

Chocolate deixa a pessoa mais feliz?

O doce estimula a produção de serotonina, hormônio que causa a sensação de alegria, prazer e bem-estar nas pessoas. A presença de estimulantes como a cafeína gera também mais disposição por isso é muito requisitado pelas mulheres quando estão indispostas, tristes ou irritadas devido a TPM. O importante é não abusar, a dica é consumir o meio amargo que é menos calórico e tem o mesmo efeito.

O chocolate causa espinhas?

Não há registros nem estudos comprovados afirmando que o aparecimento de acne tenha relação com o consumo de chocolate. Há, porém alguns relatos de dermatologistas alegando que alguns pacientes tiveram aumento da acne após ingerir o doce. Outras teorias também afirmam que não é o chocolate que provoca a acne e sim a gordura.

O chocolate é afrodisíaco?

Ele aumenta a dopamina e serotonina favorecendo assim a liberação de endorfinas que provocam a sensação de prazer, além de possuir também cafeína, substância estimulante que junto com as demais fazem o coração bater mais rápido. Sendo assim o chocolate pode ser sim considerado um alimento afrodisíaco.

O chocolate vicia?

O chocolate não causa dependência no organismo. O que acontece é que por estimular a produção de feniletilamina também (substância que tem ação antidepressiva e produz serotonina) ele deixa a pessoa mais calma. Sendo assim algumas pessoas se viciam apenas na sensação que ele provoca. Essa sensação pode ser facilmente encontrada em outros doces.

O chocolate causa dores de cabeça e enxaqueca?

Não há estudos registrados que comprovam uma relação do consumo do chocolate com enxaqueca. O que acontece é que em algumas pessoas sensíveis pode sim causar enxaqueca devido a presença de feniletilamina e cafeína. Por causa disso alguns médicos dizem que o chocolate é sim o fator chave para desencadear a enxaqueca, mas não é uma teoria predominante.