Seja bem vindo a Online Farma!

Há dias em que a aliança não entra no dedo, a calça não fecha e o sapato incomoda. Esse desconforto é muito comum, principalmente em dias mais quentes. O inchaço pode ser causado por diversos fatores, podendo ser um sintoma de algumas doenças, como problemas cardíacos e hipotireoidismo, ou consequência de uma alimentação inadequada, rica em sódio.

A principal causa do inchaço é a retenção de líquidos, quando há um acúmulo de água no organismo. Contudo, pequenos ajustes no cardápio e na rotina podem reduzir o inchaço e ainda contribuir para o emagrecimento e redução de medidas.

A melhor forma de eliminar a retenção de líquidos é consumindo mais liquido. Dessa forma, é importante incluir no cardápio, alimentos ricos em água, conhecidos como diuréticos, como o pepino, chuchu, melancia, abacaxi, melão, tomate, couve, rúcula, alcachofra, aspargos, entre outros. Esses alimentos ajudam a aumentar a produção de urina, o que reduz a retenção hídrica.

Além de manter uma alimentação saudável e equilibrada é necessário beber muita água, de 1,5 a 2 litros por dia. Para alcançar a meta é possível contar com a ajuda de sucos e chás, os mais indicados são chá de erva-doce ou de cavalinha, que combatem o inchaço.

Outra medida importante para combater o inchaço é manter o peso estável com a ajuda de exercícios físicos regulares, pois a obesidade e sobrepeso podem agravar a retenção hídrica. Além disso, é importante evitar o uso de roupas e sapatos apertados, que comprometem a circulação e podem agravar o inchaço.

O que evitar?

O abuso de alimentos ricos em sódio é a principal causa da retenção de líquidos. Dessa forma, é necessário evitar alimentos industrializados e reduzir o sal dos alimentos. Prefira os temperos naturais e evite alimentos gordurosos e açucarados.

Bebidas alcoólicas e gaseificadas como o refrigerante, também devem ser eliminadas da dieta, pois facilitam o acúmulo de gorduras e inchaço.