Seja bem vindo a Online Farma!

Corte os carboidratos da sua alimentação e descubra como Kim Kardashian e Mariah Carey voltaram a boa forma!

 
 
A Dieta do Carboidrato ou Dieta Atkins foi criada em 1972, pelo médico Robert Atkins, que acreditava que o que engordava era o consumo de carboidratos e não o de gorduras e proteínas. 
 
A Dieta do Carboidrato propõe o baixo consumo de carboidratos em prol do emagrecimento, mudando a forma com a qual o organismo funciona, pois ao limitar a quantidade de carboidratos ingeridos, é possível queimar gordura corporal ao invés de queimar gordura com o processo chamado de Cetose.
 
Famosas com Mariah Carey e Kim Kardashian aderiram a Dieta do Carboidrato para emagrecerem, e obtiveram os resultados esperados.
 
 
 
 
Dieta de Fases
 
A Dieta do Carboidrato é divida em quatro fases, nas quais há a completa redução do carboidrato na dieta e depois a sua reinserção – de maneira controlada. 
 
• Fase 1 – Indução
Nesta fase, a restrição de carboidratos é máxima, com a recomendação de 20gr de carboidratos por dia, sendo que de 12 a 15gr deverão ser provenientes de saladas verdes e vegetais. Sua duração é de duas semanas – período no qual o metabolismo se adapta rapidamente ao processo de Cetose – é a expectativa de perda de peso é de 2 a 5 quilos por semana.
 
•Fase 2 – Perda de Peso Continuada (PPC)
A segunda fase da Dieta do Carboidrato prevê a reintrodução do grupo alimentar na dieta, aumentando 5gr de carboidratos a cada semana. O objetivo é manter a perda de peso enquanto outras qualidades de alimentos e carboidratos são testadas a fim de encontrar um equilíbrio entre a eliminação de peso e o consumo destes alimentos.
 
• Fase 3 -  Pré-Manutenção
A penúltima etapa da Dieta do Carboidrato permite o acréscimo de 10gr semanalmente na alimentação, e deste modo, o adepto para de emagrecer sem, no entanto, engordar.
 
• Fase 4 – Manutenção
Na última parte, espera-se que o adepto tenha descoberto o equilíbrio entre a quantidade de carboidratos ingeridos e a perda de peso, para que haja a manutenção do peso, mantendo assim os hábitos aprendidos nas etapas anteriores. 
 
A Dieta do Carboidrato funciona?
Sim! A Dieta do Carboidrato pode ser um aliado para quem procura perder peso de maneira rápida e prática, porém é um estilo de vida arriscado devido ao baixoconsumo de carboidratos.  Organizações de saúde como a American Heart Association e a American Cancer Society contraindicam a Dieta do Carboidrato por causa de seus possíveis efeitos colateral e por aumentar os riscos de aneurismas, diabetes e obesidade.
 
Prós e contras da Dieta do Carboidrato
 
Os prós
 
• É eficiente, pois não promove somente a perda de peso, mas também a manutenção do peso por toda a vida;
 
• A popularidade da Dieta do Carboidrato facilita o encontro de informações e dicas para que ela seja bem sucedida;
 
• Com grande variedade de alimentos permitidos, a Dieta do Carboidrato é personalizável, ou seja, você não é obrigado a comer “aquele” alimento que não gosta por que está na dieta, porque você pode escolher outro que lhe agrade para substituí-lo. 
 
Os contras
 
• A quantidade de carboidratos consumida diariamente precisa ser controlada. Isso quer dizer que é necessário ler os rótulos das embalagens para descobrir quanto carboidrato o alimento possui e somar isso a sua cota diária de ingestão de carboidratos;
 
• A primeira fase, indução, é a mais agressiva por causa das restrições;
 
• Fadiga, mau hálito e constipação são efeitos colaterais da Dieta do Carboidrato.
Não há dúvidas quanto à funcionalidade da Dieta do Carboidrato, contudo, a questão é quanto vale a sua saúde. Por isso, antes de começar a segui-la, procure a orientação de um profissional especializado, a fim de que ele indique quais alimentos poderão der inseridos ou excluídos sem prejudicar o organismo. 
 
Créditos: www.suasaudeagora.com.br