Seja bem vindo a Online Farma!

Aprenda e decida pelo melhor

 
Quando se deseja emagrecer são muitos os termos utilizados: dieta, reeducação alimentar e há alguns anos, o termo mais usado era regime.
 
Mas quando se fala em dieta e em reeducação alimentar, qual a diferença?
 
Reeducação alimentar é como o próprio nome já sugere “aprender de novo”, muitas pessoas sabem o que é ou não saudável, mas simplesmente se decidem por hábitos são-saudáveis. 
 
A reeducação alimentar leva a pessoa a fazer a escolha certa, a escolher os alimentos saudáveis, aqueles que de fato trarão benefícios tanto para a saúde, quanto para o corpo.
 
Uma pessoa que “aprendeu” a se alimentar adequadamente é capaz de fazer escolhas conscientes. Em uma festa repleta de alimentos, é capaz de escolher aquele que menos agride a saúde, é capaz de se autocontrolar. A pessoa consegue sozinha decidir sobre o que lhe faz bem, e o melhor, realmente o faz. Mas é claro que para se reeducar é fundamental que haja acompanhamento de um nutricionista e psicológico.
 
A reeducação alimentar é aquela que confere resultados em longo prazo. Diversas doenças são tratadas e prevenidas por meio da escolha consciente na alimentação diária.
 
Já a dieta consiste em “apagar o incêndio”, muitas pessoas recorrem às dietas numa situação de emergência, querem perder peso em pouco tempo, querem entrar em uma determinada roupa para uma determinada festa, querem ir à praia e exibir uma boa forma etc. Dietas podem ser saudáveis ou não, e a maioria das pessoas costumam recorrer às dietas radicais, àquelas que são restritivas e que se realizadas por um período maior de tempo podem comprometer a saúde.
 
O ideal é sempre procurar a ajuda de um nutricionista para que uma dieta específica seja indicada. Aliás, é muito comum que as pessoas escolham as “dietas da moda” com o intuito de literalmente “secar” em pouco tempo. Dietas não são universais, as necessidades variam de pessoa para pessoa.
 
Dietas realizadas indiscriminadamente podem colocar a saúde em risco, é muito comum hoje em dia nas academias presenciar algum caso de alguém que passou mal, isso ocorre porque provavelmente a dieta que a pessoa está realizando é pobre em nutrientes e enquanto ela acredita que está cuidando da saúde, na verdade, está se autodestruindo.
 
Portanto, o ideal mesmo é que a pessoa opte por uma reeducação alimentar, que compreenda que a alimentação deve ser equilibrada e saudável. Cada grupo de alimentos possui nutrientes essenciais para o perfeito funcionamento do metabolismo, e por isso, é tão importante praticar hábitos saudáveis para a conquista de mais saúde. O que você escolhe?