Para se ter uma pele bonita, uma série de cuidados são necessários. A utilização do protetor solar nas partes expostas ao sol ou à luz artificial, bons cremes, exercícios físicos e vida sem estresse são hábitos que beneficiam a pele. Seguir dietas naturais que privilegiam a ingestão da quantidade diária necessária de água, verduras, legumes, grãos integrais, carboidratos complexos e carnes magras também.
Quanto aos procedimentos estéticos, o ideal é ter uma boa conversa com o dermatologista. Atualmente, de acordo com recente pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o peeling é o procedimento estético mais procurado nos consultórios brasileiros. Ele é indicado para promover a descamação e renovação da pele, rejuvenescimento facial e suavização de manchas e marcas de acne. O processo pode ser feito de maneira química, mecânica e a laser. Nos químicos, a descamação é obtida pela aplicação de substâncias como ácido retinoico, salicílico e glicólico. Já nos mecânicos, há uma esfoliação mais leve, com microdermoabrasão, dermoabrasão e também opções a laser.
É importante frisar que nenhum procedimento estético terá efeito duradouro se a pessoa não se conscientiza sobre os cuidados com a pele. Seguem alguns dos erros mais comuns:
- Deixar de passar filtro solar
- Esquecer de remover bem a maquiagem
- Ter uma rotina de limpeza muito rigorosa (limpeza em excesso também faz mal)
- Esquecer de usar hidratante facial e corporal
- Fumar
- Espremer cravos e espinhas
Fonte: AgComunicado