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Dietas da moda realmente funcionam?


04/11/2012 - 23:00:00 | 587

Dietas dos pontos, mediterrânea, dos carboidratos, do tipo sanguíneo... São várias as opções de regimes para emagrecer. Mas será que as chamadas “dietas da moda” promovem o emagrecimento saudável?

O principal truque de algumas dietas é eliminar ou diminuir o consumo de determinados alimentos. Porém, atitudes extremas como esta podem ocasionar o temido efeito sanfona – afinal, quanto tempo você consegue ficar sem aquele docinho após o almoço? Também podem acarretar sérios problemas de saúde, como a carência de nutrientes ou até mesmo distúrbios alimentares.

Uma boa dieta deve se traduzir em um programa alimentar adequado ao estilo de vida da pessoa. De preferência, deve ser indicada por um nutricionista.

A obesidade já é considerada uma doença crônica, e grande parte dos casos é causada por dietas hipercalóricas e/ou pelo sedentarismo. Portanto, além do programa alimentar individual, é preciso ter em mente que dietas restritivas são atalhos que funcionam por um determinado tempo. É necessário reunir nutrientes variados no prato e consumir quantidades adequadas para promover e fazer manter um peso ideal.

Para evitar a flacidez,é  imprescindível associar a dieta às atividades físicas. Quem está cansado ou não gosta das academias pode optar por exercícios alternativos, como por exemplo:

Artes marciais: gastam em torno de 500 calorias em uma hora de treino, torneiam os músculos, aceleram o metabolismo e melhoram o equilíbrio corporal;

Spinning (ou ciclismo): pode ser praticado ao ar livre, em casa ou na academia. Além de emagrecer, define a musculatura das pernas. Gasta cerca de 500 calorias por hora (a quantidade pode variar de acordo com a intensidade da atividade);

Pilates: os movimentos dessa atividade desenvolvem o tônus muscular, o equilíbrio sem causar tensões ou desequilíbrios musculares. Em uma hora de treino é possível perder 300 calorias.

Além dos exercícios físicos, a dança também proporciona muitos benefícios à saúde e ajuda a emagrecer com saúde, com melhora da resistência física, flexibilidade e tônus muscular.


Por: AgComunicado