Seja bem vindo a Online Farma!

 
Ainda hoje é difícil saber diferenciar menopausa de climatério. Para algumas pessoas essas palavras são sinônimos, mas existe diferença entre elas.
 
A menopausa é o nome dado à última menstruação que ocorre geralmente entre os 45 e 55 anos. A principal característica da menopausa é fim da menstruação.  
 
O climatério é a transição entre a fase reprodutiva e não-reprodutiva da mulher, ocasionada pelo fim da função ovariana. No climatério a maior alteração é o aumento da duração dos ciclos. Alguns ciclos chegam a durar de quarenta a sessenta dias, associados a hemorragias disfuncionais. Essas irregularidades na menstruação podem durar meses ou anos antes da menopausa, porém algumas mulheres mantêm a menstruação regular até o último ciclo. 
 
Diferente do climatério, a menopausa ocorre porque quando os últimos folículos (estruturas do ovário que mantém o óvulo vivo) que a mulher produziu morrem, os ovários entram em falência e as concentrações de estrogênio e progesterona caem completamente. As cirurgias ginecológicas que incluem a retirada dos ovários estão entre as possíveis causas da menopausa. 
 
Entre os sintomas comuns da menopausa e do climatério estão:
 
  • ondas de calor acompanhadas de sudorese, palpitações cardíacas e vertigem.  
  • infecções urinárias, ressecamento vaginal e diminuição da libido. 
  • fluxo e ciclos menstruais irregulares.
  • cabelos e unhas mais fracos e quebradiços. 
  • depressão, ansiedade, choro sem motivo, irritabilidade. 
  • diminuição da massa óssea, característica da osteoporose. 
Algumas manifestações são diferentes em mulheres na menopausa e no climatério como, alteração do tecido da mama por tecido gorduroso, doenças cardiovasculares, “bexiga caída” e prolapsos retais.
 
É imprescindível que as mulheres façam um acompanhamento regular com o ginecologista, dessa forma será possível descobrir se a mulher está no período do climatério ou na menopausa, e escolher o tratamento correto.
 
Mesmo após a menopausa a mulher não deve parar o tratamento. Existem medicamentos naturais como o Tribulus Terrestris que ajudam a amenizar os sintomas da menopausa.