"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Disciplina no momento das refeições


26/07/2015 - 23:00:00 | 672

Por que estabelecer uma rotina é importante para a saúde?

Muitas pessoas estão na luta pelo emagrecimento saudável, verdade é que algumas pessoas anseiam mais por objetivos estéticos enquanto outras desejam mais saúde. Mas independentemente do real objetivo, é importante que algumas medidas sejam tomadas.
 
Não basta repensar os hábitos, passar a se alimentar de maneira adequada, mas é importante que uma disciplina seja seguida, incluindo respeitar os horários das refeições... Você sabia que determinados grupos de alimentos podem ser melhor aproveitados em determinados períodos?
 
No almoço, por exemplo, no horário que varia de 12h a 14h, é importante oferecer ao organismo, porções equilibradas de carboidratos, leguminosas, proteínas, entre outros, é um período em que o organismo está apto para a perfeita digestão desses alimentos.
 
Consumir saladas é fundamental para a saúde. Invista sempre no consumo de folhas verdes antes das principais refeições. Esses alimentos são ricos em magnésio, nutriente importante para o perfeito funcionamento do sistema nervoso e que ajuda no controle da ansiedade. As verduras de folhas verde-escuras reúnem magnésio e ferro, minerais que juntos agem controlando o desejo pela ingestão de doces.
 
Você imaginava que o macarrão é um alimento que pode auxiliar no emagrecimento? Mas sim, isso porque o que definirá a quantidade de calorias na massa é a preparação do molho. A massa que representa o grupo dos carboidratos unida a algum tipo de proteína é indicada para uma dieta equilibrada. Vale lembrar que o macarrão integral é o mais indicado, isso porque reúne fibras que aumentam a sensação de saciedade, o que auxilia até mesmo no perfeito funcionamento da flora intestinal.
 
No período da tarde, entre 16h e 17h, o indicado são alimentos mais leves, as sementes oleaginosas são indicadas, isso porque concentram importantes minerais como o zinco, selênio, ferro, vitamina E, entre outros, que juntos agem como antioxidantes. Por isso invista no consumo da castanha-do-pará, pistache, amêndoas, nozes, entre outras.
 
O chocolate amargo também é fonte de magnésio e de flavonoides, importantes antioxidantes, o consumo equilibrado desse alimento (um gomo ao dia), acelera o metabolismo e o torna mais apto para a queima de calorias.
 
Quando bate aquela fome durante a tarde, invista em duas frutas em especial: na maçã e na pera, duas frutas ricas em dois tipos fundamentais de fibras: solúveis e insolúveis. Ajudam a produzir sensação de saciedade e são importantes se o objetivo for inclusive, o emagrecimento.