Seja bem vindo a Online Farma!

 
As Doenças Sexualmente Transmissíveis são um grupo de doenças infecciosas, transmitidas principalmente através das relações sexuais. As DST’s são responsáveis por 25% dos casos de infertilidade, sendo 15% em mulheres e 10% em homens. Essas doenças podem ser evitadas através de métodos contraceptivos e mudanças no comportamento de risco como, uso de drogas, muitos parceiros sexuais, parceiros usuários de drogas ou que se relacione sexualmente com outras pessoas. 
 
As doenças sexualmente transmissíveis incluem a Clamídia, Gonorréia, Hepatite B, Herpes genital, HPV, Sífilis, Cancro Mole, Tricomoníase, além do HIV. Entre elas, as doenças que comprometem diretamente a fertilidade são a Clamídia e a Gonorréia. O HPV, Herpes, Sífilis e Hepatite B não causam diretamente a infertilidade, mas os efeitos colaterais do tratamento dessas doenças podem prejudicar a fertilidade. Um dos exemplos mais importantes é do HPV que pode causar alterações cancerosas no colo do útero, que pode levar à retirada do órgão. 
 
A chance de transmissão da Gonorréira na relação sexual é de 90%. A mulher apresenta corrimento na vagina e vulva em grande quantidade, além de prurido e ardência ao urinar que ocorre em alguns casos. Como consequência da Gonorréia, a mulher pode desenvolver a doença inflamatória pélvica, infertilidade, aborto espontâneo ou parto prematuro. 
 
A Clamídia é uma bactéria que infecta os órgãos genitais de homens e mulheres, e tem se tornado uma das DST’s mais comuns, e a maior causadora de infertilidade. Embora seja considerada uma infecção silenciosa, pois somente uma em cada quatro mulheres tem sintomas, a doença causa irritação vaginal, corrimento vaginal de cor amarelada, dor ao urinar além de sangramento vaginal entre as menstruações. 
 
Para proteger sua fertilidade é importante conhecer o seu parceiro, e saber das práticas sexuais dele no passado. Evitar o contato sexual com pessoas desconhecidas e não ter relações sexuais sob o efeito de álcool e drogas também evita o comportamento de risco. Além desses cuidados com a saúde sexual, existem medicamentos naturais que auxiliam na melhoria da função reprodutora e da fertilidade, como o Tribulus Terrestris