Seja bem vindo a Online Farma!

Algumas mudanças na dieta e plantas medicinais podem atuar na melhora do problema

 
Pessoas que sofrem de enxaqueca sabem o quão difícil é quando precisam se concentrar na realização de tarefas do dia a dia. Um analgésico, dois, três, e ao longo do dia a pessoa já até perdeu as contas de quantos remédios tomou sem que a dor desaparecesse de vez.
 
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, o uso frequente de paracetamol pode em longo prazo afetar o funcionamento do fígado e do cérebro.
 
O que a maioria desses remédios faz é apenas tratar o sintoma da dor, mas não podem ir a fundo e tratar a causa do problema, apenas um tratamento indicado por especialista e seguido com disciplina poderia apresentar resultados práticos. 
 
Algumas mudanças na rotina diária poderiam ajudar no combate das dores frequentes, se não se tratar de um problema crônico. Quais mudanças são essas?
 
Magnésio na dieta - Esse mineral possui relação com o sistema nervoso e ajuda a melhorar o humor, também estimula a produção de endorfinas no organismo. Verduras de folhas verde-escuras, sementes oleaginosas, chocolate amargo, entre outros alimentos, devem ser consumidos com frequência.

Água - Em muitos casos, a dor de cabeça é decorrente de um processo de desidratação. Este alimento ajuda na melhora da circulação sanguínea e ajuda até mesmo a aliviar dores nas articulações.
 
Pimenta - Este alimento que confere sabor à comida, possui uma substância conhecida como capsaicina, que além do efeito termogênico que ajuda a emagrecer, ajuda no alívio da dor. Vale consumir com equilíbrio e frequência no dia a dia.
 
Gengibre - Possui potássio e também magnésio, o gengibre confere ação termogênica, melhora a circulação sanguínea, inclusive na região do cérebro, o que pode ajudar a minimizar dores.
 
Segundo o estudo Saberes e práticas populares de cuidado em saúde com o uso de plantas medicinais, publicado pela revista Texto Contexto Enfermagem, a maioria dos relatos de pessoas que faziam a utilização de plantas no dia a dia era a de que utilizavam as plantas como substitutas dos tradicionais analgésicos, para as dores de cabeça. A planta indicada por 5 participantes moradores da região do Rio Grande do Sul foi a Macela e para dores gerais as plantas mais mencionadas foram a Cavalinha e Chapéu de couro.
 
Em um dos depoimentos falava-se sobre a dificuldade em encontrar produtores confiáveis que vendem as ervas frescas e em boas condições de higiene. O estudo concluiu que as pessoas no estado gaúcho utilizam as ervas com frequência, e que este é um hábito repassado de pais para filhos e que principalmente as mulheres são peças importantes na transmissão deste conhecimento.
 
Em casos de dores de cabeça que não sejam crônicas, vale mudar maus hábitos alimentares e utilizar recursos da natureza.
 
Saberes e práticas populares de cuidado em saúde com o uso de plantas medicinais - Texto Contexto Enfermagem: www.index-f.com/textocontexto/2012pdf/21-363.pdf