Seja bem vindo a Online Farma!

 

Quando damos início a uma nova atividade física nossos músculos tendem a doer um pouco mesmo dias depois da atividade ter sido feita. Essa dor é resultado de algum treino muscular que você começou a fazer e que não estava acostumado, como passar a fazer aulas de aeróbica sendo totalmente sedentário ou subir uma ladeira de bicicleta bem inclinada depois de anos sem pedalar. A diferença repentina do uso do músculo pode causar a destruição de algumas células nas fibras musculares e no tecido conjuntivo. Enquanto seu corpo trabalha para reparar essas células você pode sentir alguma dor.

É justamente nessa parte que vem a famosa frase "sem dor, sem ganho”, ou seja, essa reparação das células ajuda a tornar o músculo mais forte e melhora o seu condicionamento. Sendo assim se não estiver sentindo dores na hora de fazer musculação é bem provável que não terá muitos resultados.

Os movimentos que causam contrações musculares diferenciadas ocorrem quando o músculo deve se contrair e ao mesmo tempo ser alongado, isso acontece quando estamos correndo ladeira abaixo, por exemplo. Essa atividade não causa dores durante o ato, mas pode causar alguma dor posterior. Em um esforço para reparar os danos causados na célula muscular, o corpo fica em reparação ativando assim os receptores de dor. Além disso, os músculos podem sofrer de uma inflamação de baixo nível que pode acarretar em dores.

Mas como aliviar essa dor muscular? Não é novidade, mas alguns estudos recentes mostram que colocar gelo na área dolorida ajuda a amenizar a dor.

É considerável dizer que existem algumas doenças musculares que podem  causar dores também. A fibromialgia é um diagnóstico que tem como sintoma  a frequente dor muscular inexplicável por exemplo. Isso não quer dizer que a “queima “muscular ou dor é um sinal de doença grave, porém é recomendável uma avaliação mais aprofundada feita  por um médico especialista, como um médico de medicina desportiva.

 

 

Fonte:Everyday Health