Seja bem vindo a Online Farma!

O que comer para ajudar na conquista de uma noite de sono perfeita?

Dormir é uma necessidade física que traz diversos benefícios à saúde. Durante o sono importantes hormônios são reparados no organismo e ter tido uma perfeita noite de sono faz com que as tarefas sejam executadas de melhor maneira ao longo do dia. Mas infelizmente grande parte das pessoas não consegue dormir tanto quanto gostaria, e não só por que não dispõe de tempo suficiente para tal, muitas vezes os problemas são mais complexos e estão relacionados à falta de sono.
 
Alguns alimentos podem atuar diretamente a favor de um sono regular e de fato reparador, isso por que são capazes de liberar um neurotransmissor muito importante conhecido como serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e pelo sono regular. O que vale ressaltar é que a serotonina tem um “melhor amigo” que a chama imediatamente quando ingerido, é um aminoácido conhecido como triptofano. O triptofano pode ser encontrado em forma de suplementação, mas alguns alimentos fornecem esse importante aminoácido ao organismo.
 
Quer um exemplo de alimento que produz triptofano? A pipoca, e você já parou para perceber que quando se come pipoca uma sensação de bem-estar parece tomar conta do corpo? Pois é, isso se deve à quantidade de triptofano presente em sua composição, que se transforma em serotonina e faz com que o corpo relaxe. A advertência é quanto à forma de preparação da pipoca, que deve ser sem gordura e com o mínimo de sal.
 
O chocolate também ajuda na produção de serotonina porque também possui triptofano. Um gomo de chocolate amargo (mais rico em cacau) é o suficiente para produzir o neurotransmissor e ajudar no relaxamento e na conquista de uma noite de sono plena.
 
Há outra substância importante que ajuda na produção de serotonina, é a vitamina B6 que atua diretamente a favor do sistema nervoso central, o grão-de-bico é rico em vitamina B6, uma salada desse alimento além de deliciosa e saudável pode te ajudar a dormir melhor.
 
Muitas pessoas acreditam que o consumo de chás auxilia na conquista de uma noite de sono plena, mas a maioria dos chás contém cafeína, que estimula a produção de adrenalina no cérebro, hormônio que desperta a atenção e não auxilia se a intenção for dormir. Mas a camomila em forma de chá não concentra cafeína, o que auxilia na conquista de uma noite de sono tranquila, por isso é tão indicado o consumo desse chá para os bebês.
 
O mel de abelhas, utilizado com parcimônia claro, ajuda a estimular a produção de uma substância conhecida como orexina, que também é um neurotransmissor que quando em falta no organismo pode causar a insônia. Um chá de camomila com uma colher de sobremesa de mel, por exemplo, pode auxiliar para uma noite de sono perfeita.
 
É claro que esses recursos naturais mencionados só produzem efeito favorável se a alimentação for saudável. A prática de atividades físicas também libera importantes neurotransmissores como as endorfinas, que relaxam o corpo e ajudam o indivíduo a dormir melhor.  Durma bem!