Seja bem vindo a Online Farma!

O Video-Game foi alvo de críticas por muitos anos por deixar as crianças e muitos jovens sedentários. Muitas vezes viciados em um jogo eles passavam horas sentados em posições incorretas, com os olhos grudados na tela e até se esqueciam de se alimentar. Isso mudou. Com a tecnologia os jogos eletrônicos puderam atingir outra dimensão fazendo os fãns de vídeo game se levantarem do sofá e fazer alguma atividade física por pelo menos meia hora por dia.

Isso aconteceu devido a linha de video-games X-BOX, lançado em 2001 e seu sensor de movimentos Kinect, lançado em 2010. Anteriormente o vídeo-game Nintendo Wii havia desenvolvido uma tecnologia que identificava os movimentos do controle remoto. Ele funcionava da seguinte forma;  a pessoa se levantava, segurava o controle remoto e escolhia um jogo de esportes ou de dança. Caso fosse escolhido Tênis por exemplo, o jogador teria que fazer os movimentos reais de um jogo de tênis. O famoso video game Playstation 3 também lançou esse recurso, o Playstation Move.

As coisas mudaram com o lançamento do sensor de movimentos da linha XBOX Kinect, pois o controle passou a ser o próprio corpo fazendo com que os movimentos necessários para jogar fossem mais precisos e verdadeiros e consequentemente exigindo uma maior queima de calorias.

As opções de jogos que fazem a família toda se exercitar são muitas. Ambas as linhas de vídeo-games possuem jogos de esportes como corrida, vôlei, boxe, tênis, futebol e boliche. Para os mais dançantes jogos como Just Dance jogados por meia hora equivalem praticamente a uma aula de dança ou aeróbica de meia hora também.

Levando o assunto mais a sério a Microsoft ( marca do XBOX) junto com a Ubisoft lançou o jogo Your Shape – Fitness Evolved. O game é bem simples, no início o jogo junto com o sensor faz uma leitura do seu corpo, tira as medidas e sugere qual deveria ser o seu peso ideal . Depois o jogador tem a opção de fazer diversos exercícios como yoga ou musculação (utilizando pesos de academias mesmo). O personal trainer virtual indica se você está ou não executando os exercícios de forma correta. Enquanto o exercício acontece pode-se ver na tela a quantidade de calorias que você está queimando.

Se a nova leva de jogos vai substituir a academia ou uma corrida ao ar livre é difícil dizer, mas com certeza já é um motivo para você pedir emprestado o vídeo game dos seus filhos ou amigos e começar a ter uma vida mais saudável .

 

Carina Xavier Silva