Seja bem vindo a Online Farma!

Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. A transmissão se dá pelo mosquito que, após picar um indivíduo contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida. 

 

Muitos estudos ainda estão sendo realizados para determinar quais são os danos que o Zika Vírus pode causar para o nosso organismo. Já se sabe que o Zika Vírus pode causar microcefalia em bebês, que é uma condição neurológica rara identificada em geral, na fase da gestação, na qual  criança passa a possuir problemas no seu desenvolvimento. 

 

Além disso, a Zika Vírus pode causar a Síndrome de Guillain-Barré, que é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso, levando à inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular. 

 

Zika Vírus – Transmissão:

 

Sabemos que a principal via de transmissão da Zika Vírus é através do mosquito da dengue (Aedes aegypti). Além disso, a transmissão vertical do Zika Vírus (da gestante para o bebê) vem sendo comprovada em diversos estudos. A transmissão sexual do Zika vírus também vem sendo apontada em alguns casos, sendo alvo ainda de muitos estudos.

 

Zika Vírus - Tratamento:

 

O tratamento para o Zika vírus é sintomático, ou seja, não há tratamento específico para a doença, somente para alívio dos sintomas. É de extrema importância procurar um médico ao sentir sintomas como: febre baixa, manchas vermelhas na pele, coceira no corpo, dor nas articulações e nos músculos, dor de cabeça, cansaço físico e mental e vermelhidão e sensibilidade nos olhos. Os sintomas, geralmente, passam por volta de 4-7 dias, caso os sintomas não desaparecerem, deve-se retornar ao médico. Procure sempre ajuda médica, pois somente o médico irá passar o tratamento adequado. 

 

Zika Vírus – Prevenção:

 

A melhor forma de prevenção é eliminar os focos de reprodução do mosquito da dengue. O Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se desenvolvem em água parada. Desta forma, é essencial evitar o acúmulo de água em ambientes e em lugares onde as larvas do mosquito possam se desenvolver.