Seja bem vindo a Online Farma!

Você já deve ter escutado diversas vezes que consumir alimentos pesados ou muito calóricos antes de dormir é prejudicial à saúde. Há quem diga que isso é mito, mas a crendice popular tem fundamento.

Consumir alimentos inadequados antes de dormir, pode afetar a qualidade do sono e se refletir, no dia seguinte, em fadiga, cansaço ou irritação. O metabolismo funciona mais lentamente à noite e o sistema digestivo também. Por isso, fica mais fácil armazenar os alimentos sob a forma de gordura. É bom evitar as frituras, massas, doces, bebidas estimulantes e até mesmo refrigerantes.

Vale ressaltar que o  mais indicado é comer duas horas (no mínimo) antes de ir pra cama. Após esse intervalo, o processo digestivo estará mais completo e as chances de comprometer a qualidade do sono são menores.

O que consumir?

Para obter uma refeição saudável e balanceada – independente de ser noturna ou não – é preciso dividir bem as porções. Ou seja, o prato deve conter legumes e verduras, que são ótimas fontes de vitaminas, fibras e sais minerais, carboidratos e proteínas vegetais (arroz, batata ou feijão) e proteína animal (carne branca ou vermelha, além de alguma fruta como sobremesa. Sopas, saladas e lanches naturais também são bem vindos.

O famoso copo de leite morno, consumido algumas horas antes de dormir, pode ajudar a ter um sono tranquilo.  Esse truque bastante utilizado por mães e avós possui comprovação científica: o leite é rico em triptofano, substância que induz naturalmente ao sono e aumenta a quantidade de serotonina – m neurotransmissor que atua como sedativo no cérebro e contribui para o sono tranquilo e relaxante.

DICA -- Acrescente uma colher de mel ao leite para potencializar seus efeitos. Por ser um carboidrato simples, ele facilita a absorção do triptofano pelo organismo.

Por: AgComunicado