A Equinácea também conhecida como Flor de Cone ou Púrpura é muito utilizada contra tosse, gripes, resfriados e todos esses sintomas causados no trato respiratório, é um ótimo preventivo que fortalece o sistema imunológico de forma natural, sem qualquer risco à saúde.
Possui propriedade anti-inflamatória e antialérgica e ajuda no tratamento de infecções respiratórias, infecção urinária, dor de dente, artrite reumatoide e doenças virais ou bacterianas, inclusive como preventivo para o coronavírus.
Alguns de seus benefícios são:
- Ação Anti-inflamatória;
- Ação Antialérgica;
- Antioxidante;
- Age como Antimicrobiana;
- Desintoxicante;
- É Laxativa;
- Imunoestimulante;
- Antiviral.
Também era utilizada pelos índios para tratar a cicatrização de feridas , lesões, queimaduras, picadas de cobras dentre outras enfermidades.
O que devemos saber sobre a Gripe
Primeiramente, é importante entendermos os sintomas da gripe, já que pode ser facilmente confundido com outros sintomas, como de um resfriado ou até mesmo de COVID-19.
Dessa forma, é importante ressaltar que a gripe é uma infecção respiratória que deve ser tratada pois pode se transformar em uma pneumonia, que se não for tratada pode levar à óbito.
Os sintomas da gripe são:
- Febre alta (acima de 38º graus);
- Dor de garganta;
- Tosse seca;
- Dor de cabeça;
- Dor muscular;
- Coriza e congestão nasal;
- Calafrios e sudorese.
Geralmente a febre pode durar em torno de 3 dias, já os outros sintomas de tosse podem continuar mais 3 ou 4 dias após a febre ceder.
Assim também é considerada uma doença relativamente comum, e que pode ocorrer diversas vezes na vida, porém sabemos que é bem incômoda, por isso a importância de se cuidar e cuidar de quem esta próximo para que não o mesmo não seja contaminado com a gripe.
Como ocorre a transmissão da Gripe
A transmissão pode acontecer por secreções respiratórias, quando as pessoas falam, espirram ou tossem e transferem suas gotículas de saliva.
Fatores de risco
Os riscos podem aumentar e desenvolver complicações por conta da idade, doenças crônicas; sistema imunológico fraco, gravidez e obesidade.
Sistema imunológico enfraquecido
Tanto quanto os demais fatores de risco o sistema imunológico enfraquecido fica extremamente vulnerável a ser contaminado com a gripe, dentre outros vírus.
Nesse sentido a Equinácea se torna uma forma natural e necessária para o fortalecimento do sistema imunológico para a prevenção desses vírus gripais..
Como a Equinácea pode ser usada
A raiz, folhas e flores são as partes usadas da Equinácea para ser consumida.
Ela pode ser usada como chá, como compressa e como comprimidos ou cápsulas.
Como tomar Equinácea em Cápsulas
É recomendado tomar via oral logo no início dos primeiros sintomas da infecção. Geralmente a dose das cápsulas é de 300 mg a 500 mg, 2 ou 3 vezes ao dia A dosagem ideal varia de cada pessoa e é de acordo com a recomendação médica.
Segue o modo de uso da Equinácea Purpúrea:
- 1 a 3 cápsulas gelatinosas duras ao dia,
- 1 a 3 comprimidos revestidos por dia,
- 5 ml de xarope, 2 a 3 vezes ao dia.
Não partir os comprimidos ao meio, abrir as cápsulas ou mastiga-las.
Geralmente este medicamento é utilizado por no máximo 8 semanas, um período muito longo de uso pode diminuir o efeito imunoestimulante.
Onde encontrar a Equinácea
Pode ser encontrada em farmácias de manipulação como aqui na Online Farma, lojas de produtos naturais e em alguns supermercados em formas de sachê.
Quem não deve tomar
Para pacientes com HIV, tuberculose, colagenose e esclerose múltipla e pessoas alérgicas a plantas da família Asteraceae não é recomendado o uso de Equinácea.
Definitivamente, conseguimos perceber com este conteúdo que precisamos destas fórmulas naturalmente extraídas da natureza como a Equinácea e sua eficácia contra gripes e resfriados até mesmo na prevenção do novo Coronavírus, afinal nunca é demais se precaver e se cuidar cada dia melhor.