Seja bem vindo a Online Farma!

 

Com quantidade elevada em antioxidantes contribui no combate ao câncer e Alzheimer

 

A erva cidreira é bastante consumida entre os brasileiros para o preparo de chás. É uma planta rica em polifenóis, flavonoides e com quantidades consideráveis de antioxidantes essenciais no combate aos radicais livres.

Quem sofre de dores no estômago, prisão de ventre, insônia, ansiedade e até depressão inserir a erva cidreira no cardápio pode proporcionar diversos benefícios para saúde. Conheça as suas propriedades e saiba o por quê deve inserir essa iguaria na sua alimentação.

Fonte de vitaminas e nutrientes

A vasta presença de fitoquímicos, polifenois, taninos e flavonoides faz da erva cidreira uma fonte potente de antioxidantes primordiais para evitar o envelhecimento das células e no combate a diversas doenças degenerativas, como o câncer, demência e Alzheimer. Além dos antioxidantes a erva possui quantias saudáveis de fibras, também fundamentais para a saúde intestinal e digestiva.

Calmante natural

Com propriedades sedativas beber o chá da erva cidreira contribui para aliviar o estresse, combater a insônia e reduzir a ansiedade no dia a dia. Não só o chá, mas também é aplicada a essência do óleo essencial de erva cidreira através de difusores para aliviar a tensão cotidiana.

Aliado da saúde do estômago

Quem sofre de implicações gástricas pode encontrar na erva cidreira um excelente antídoto natural. Estudos relacionam os seus benefícios graças a ação antiespasmódica e carminativa, o que contribui para função do sistema digestivo e também controla tensões relacionadas ao sistema nervoso.

Vale lembrar que o estresse é o principal desencadeante de doenças gástricas, logo o efeito sedativo da planta ajuda na sensação de bem-estar, além de contribuir para melhor digestão.

Alivia os sintomas da cólica

Por possuir efeito sedativo a planta pode provocar o relaxamento de todo o corpo e amenizar as contrações musculares provocadas pela cólica.

Pode diminuir a pressão arterial

Ainda em fase de estudos essa possibilidade se apresenta devido a erva cidreira auxiliar na vasodilatação da corrente sanguínea e assim reduzir a pressão arterial.

A vasta presença de antioxidantes presentes na erva pode também contribuir para o combate do colesterol elevado, aponta os estudos. O colesterol ruim diminui e auxilia consequentemente para saúde cardiovascular.