Seja bem vindo a Online Farma!

A Erva-de-São-João (Hypericum Perforatum)  é uma planta medicinal, também conhecida como Hipericão ou Jarsim, muito utilizada como um antidepressivo natural. A Erva-de-São-João pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

A Erva-de-São-João é muito indicada para tratar o estresse, a insônia, o nervosismo e, principalmente, pacientes com depressão. Ainda, pode ser utilizada no combate à caspa, acne, problemas digestivos, gota, hemorroidas e problemas urinários. Essa erva possui propriedades terapêuticas como: ação adstringente, antidiarreica, anti-séptica, vermífuga, antimicrobiana, calmante e sedativa.

Depressão o que é?

A depressão é um distúrbio psicológico que acompanha a humanidade durante séculos. No sentido patológico, o indivíduo deprimido apresenta tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. A depressão é uma doença que mostra alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores, que são substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

Ao contrário do que se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. Desta forma, é extremamente importante o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

A Erva-de-São-João é muito utilizada no tratamento da depressão leve e moderada. Em pesquisas realizadas na Alemanha ela é o antidepressivo mais utilizado. Muitas pesquisas apontam que as hipericinas presentes na planta sejam responsáveis pela atividade antidepressiva, porém, o mecanismo ainda não é totalmente conhecido. Entretanto, a Erva-de-São-João só pode ser utilizada sob orientação médica, pois possui efeitos colaterais. O médico deve analisar caso a caso e se for necessário, prescrever a Erva-de-São-João como forma de tratamento.