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O espinafre é uma das verduras mais nutritivas existentes. Possui poucas calorias, a cada 100 gramas, oferece aproximadamente 22 calorias ao organismo. Possui quantidade considerável de proteínas (2,86%).
 
A riqueza em minerais é o que também torna o espinafre um dos alimentos mais recomendáveis na alimentação. 
 
Em quantidade de 100 gramas da verdura, já se pode oferecer ao organismo o teor equilibrado de nutrientes: dois terços da quantidade diária de vitamina A; o ideal é que o organismo diariamente seja suprido com a quantidade de ácido fólico ou folato equivalente a 200pg, o espinafre supre até 194pg, quase a totalidade; oferece a metade da quantidade ideal de vitamina C que é de 60mg; um quarto da quantidade de magnésio indicada; supre mais que um quarto da quantidade recomendada de ferro, entre outras.
 
É um alimento essencial na dieta das grávidas, aliás, na alimentação de todas as pessoas. O espinafre tem o poder de prevenir e tratar a anemia.
 
É uma verdura importante para a saúde dos olhos, pela alta concentração de vitamina A; o espinafre é rico em vitaminas do complexo B, ajuda a produzir energia ao organismo e tem o poder de reconstruir músculos. É um alimento importante para prevenir doenças cardiovasculares e melhora a circulação sanguínea.
 
Rico em antioxidantes conhecidos como luteína e zeaxantina, do grupo dos carotenoides, inibe a formação dos radicais livres conferindo renovação celular.
 
O consumo regular do espinafre ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, diminui os níveis de LDL (mau colesterol) e aumenta os níveis de HDL (bom colesterol).
 
A maneira de preparação dessa verdura é pode ser bem versátil, pode ser consumida refogada, no preparo de tortas salgadas, bolinhos assados, como ingrediente em molhos e até mesmo no preparo de sucos.
 
Uma dica se suco simples à base de espinafre é: um copo de 150 ml de água filtrada; 100 gramas de folhas de espinafre devidamente higienizadas. Bata os ingredientes do liquidificador por aproximadamente 3 minutos e beba em seguida, sem coar e preferencialmente sem açúcar. A água poderia ser substituída por suco de laranja, o que potencializaria a absorção do ferro presente no espinafre pela rica presença da vitamina C na fruta.
 
Explore o poder de uma das verduras mais ricas em nutrientes.
 
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