Seja bem vindo a Online Farma!

Largar o cigarro não  é nada fácil. É absolutamente possível, mas nada fácil. Quem consegue largá-lo de vez relata que teve que tentar diversas vezes até finalmente se ver livre do vício. Se por um lado o cigarro dá prazer aos fumantes, por outro ela gera enormes malefícios. Por isso, não são poucos os tabagistas que acabam fazendo todos os esforços para largar o vício, ganhar qualidade de vida e não colocar mais a própria saúde em risco. 

Muitas pessoas utilizam certos produtos nas suas tentativas de parar de fumar. Um deles é o chiclete  de nicotina, que ao mesmo tempo que libera uma das mais viciantes substâncias contidas nos cigarros, também proporciona ao fumante uma sensação de  conforto, tirando um pouco da sua ansiedade. 

Um primeiro estudo feito nos Estados Unidos sobre o efeitos dos ingredientes contidos em produtos à base de tabaco, mas que não são cigarros (como é o caso dos chicletes de nicotina) acaba de ser divulgado. Ele alerta que seu uso tem o potencial de causar doenças na boca como câncer e cáries. Os pesquisadores descobriram que tais produtos contêm nicotina e uma variedade de ingredientes aromatizantes e edulcorantes, que podem prejudicar a saúde dos dentes. Outros ingredientes dissolvidos nos produtos aumentariam o risco de cáries. Os pesquisadores observaram inúmeros indícios sobre os potenciais efeitos adversos que a própria nicotina pode causar, que vão desde doenças gengivais até o câncer de boca. 
 
As autoridades de saúde dos Estados Unidos investigam as evidências. Seriam tais produtos seguros? Mais estudos serão necessários.  

Se você está tentando parar de fumar, veja o que pode fazer: 

  • Procure ajuda médica (psiquiatra). Existem medicamentos antidepressivos que não viciam, não causam efeitos colaterais importantes e que comprovadamente ajudam as pessoas a largarem o cigarro.
  • Caso seja liberado pelo médico, entre em uma academia ou faça exercícios ao ar livre. Eles o ajudarão a entrar em forma e a não ganhar gordura.
  • No início é  normal sentir um pouco mais de fome. Prefira alimentos saudáveis.
  • Converse com quem já conseguiu largar o vício e procure saber das estratégias utilizadas. Quem sabe seu amigo não tem um bom livro para emprestar, ou algum site para indicar? Na Internet há vários sites e comunidades que oferecem apoio aos fumantes.
  • Cada dia de uma vez. Caso recaia, volte a parar, até conseguir. É assim que as pessoas conseguem parar de fumar.

Autor:  Agência Comunicado

Fonte:  R7