Seja bem vindo a Online Farma!

 

Pode não parecer, mas passamos mais da metade do nosso dia sentados. Levantamos, vamos para o trabalho de carro ou de transporte público, passamos uma média de seis a dez horas sentados de frente para um computador e ao voltarmos para casa sentamos no sofá para ficar na internet ou assistindo TV.

Saiba então que diminuir o tempo que passamos sentados pode adicionar alguns anos à nossa expectativa de vida. Os cientistas americanos do Pennington Biomedical Research Center em Baton Rouge, Louisiana, afirmaram em um artigo publicado pela revista BMJ Open que passar apenas três horas por dia sentados pode acrescentar 1,4 anos na nossa expectativa de vida.

O estudo analisou uma grande amostra populacional – em torno de 167 mil pessoas – porém não foram investigados os estilos de vida das pessoas envolvidas.Não se sabe então quantos participantes já tinham problemas de saúde no início do estudo.
Outro ponto duvidoso é que  o estudo partia do fato de que os indivíduos que participaram se lembrassem e exatamente o tempo que passaram sentados. Devido a isso os próprios cientistas responsáveis pelo estudo afirmaram que as conclusões são apenas teóricas.

Hoje se recomenda que os adultos façam ao menos duas horas e meia de atividades físicas por semana, porém mesmo assim pode-se continuar tendo uma vida sedentária caso passemos a maior parte do dia sentados. Por isso outros cientistas dizem que o estudo pode não ser 100% confiável.

Cada vez mais estudos sobre quanto tempo passamos parados ou sentados são feitos e concluem que quanto maior o tempo, menos saudáveis somos. Sendo assim devemos ficar atentos pois alguns desses estudos dizem que há uma ligação entre o tempo que ficamos sentados a doenças cardíacas, diabetes e um maior risco de morte.