"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Evite ao máximo o consumo de gorduras


21/08/2013 - 23:00:00 | 664
Quem consegue resistir à uma porção deliciosa de batatas-fritas; a um dia de churrasco com carnes gordurosas, entre inúmeras sugestões hipocalóricas? Excesso de gordura no organismo pode causar diversos problemas de saúde, sendo os problemas cardiovasculares os primeiros do ranking de malefícios causados pelo excesso de gordura.
 
O consumo de gorduras no planeta atingiu um estágio extremamente avançado e os resultados desses maus hábitos têm sido temas de diversas discussões pelo mundo, afinal, a obesidade é um mal que aflige a maior parte da população e doenças do coração são as que mais matam.

Quais os males que a gordura pode causar?
Pessoas que têm uma dieta hipocalórica estão à mercê de graves doenças. Consumir gorduras causa dependência, pois quando o indivíduo ingere alimentos hipocalóricos, o sistema nervoso central é atingido. Uma região do cérebro de nome hipotálamo que é responsável por regular o apetite e o gasto de energia fica desequilibrada, pois os neurônios presentes nesta região cerebral são afetados.
 
As gorduras impróprias, geralmente denominadas gorduras saturadas e gorduras trans, em excesso no organismo são responsáveis pelo aumento dos níveis de LDL (mau colesterol) no sangue, essas gorduras são mais viscosas e responsáveis pela obstrução dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação e desencadeando as conhecidas doenças do coração.
 
Entre as doenças provenientes do consumo exagerado de gorduras nocivas estão: acidente vascular cerebral; hipertensão; dislipidemia; diabetes tipo 2; ovários policísticos; problemas de articulação; problemas vasculares nos membros inferiores como: varizes; obesidade podendo progredir para casos mais graves como obesidade mórbida etc.
 
Estudos científicos comprovaram que o consumo exagerado de gorduras também é capaz de desencadear doenças sociais como: problemas com a autoestima; depressão; casos de isolamento social etc.

A melhor maneira de prevenir estes males é mudando hábitos. Preferir alimentos em versões mais saudáveis, consumir com assiduidade frutas, verduras e legumes; evitar ao máximo frituras, carnes gordurosas, excesso de doces, refrigerantes, biscoitos recheados etc.; praticar exercícios; ingerir mais água, entre outras importantes ações. As gorduras vegetais devem ser exploradas (sementes oleaginosas como pistache, castanha-do-pará, amêndoas, entre outras); a gordura do abacate (uma fruta rica em ômega 3 e 9, benéfica para diminuir os níveis de LDL - mau colesterol no sangue).
 
Buscar um tratamento médico deve ser o norte para qualquer processo de mudança como o de perder peso e ter uma vida mais saudável. Fitorerápicos podem ser uma boa opção para reverter os males causados pelo excesso de gorduras no organismo como: Psyllium; Goji Berry; Tribulus Terrestris etc. Nunca é tarde para cuidar da saúde, evite as gorduras, mude hábitos.