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Evite o inchaço antes e depois da Tensão Pré Menstrual


05/12/2012 - 23:00:00 | 1347
 
Não é segredo para nenhuma mulher que todo mês os incômodos da TPM vão aparecer, e entre eles um dos mais temidos é o inchaço. O que poucas mulheres sabem é que é possível aliviar o inchaço com mudanças nos hábitos alimentares.
 
O inchaço é causado pela retenção de líquidos provocada pelo acúmulo de água no organismo. Alguns alimentos causam flatulência e aumentam o inchaço, mesmo fora do período menstrual, no entanto é possível evitar o inchaço com os alimentos corretos. 
 
Refrigerantes e bebidas gaseificadas devem ser evitados por quem sofre com o inchaço, pois esses gases dilatam o estômago e provocam um inchaço temporário. Substitua essas bebidas por sucos e água sem gás. 
 
Alguns alimentos são mais difíceis de ser absorvidos pelo nosso organismo, sendo necessário o intestino fermentá-los para facilitar a absorção. Essa fermentação causa gases que levam ao inchaço. Entre os alimentos que mais causam flatulência estão a couve-flor, brócolis, repolho, ovo, batata doce, feijão, cebola e alimentos ricos em açúcar. 
 
Não é recomendado ingerir alimentos com muito sódio, ou acrescentar sal em alimentos prontos, pois o sódio causa a retenção de líquidos que provoca a sensação de inchaço.
 
Também não se deve exagerar nas refeições, pois além de deixar a sensação de estômago cheio, grandes quantidades de alimentos sobrecarregam o trato gastrointestinal, dificultando a digestão. Comer muito depressa é outra causa de inchaço, pois os alimentos não são bem mastigados e chegam ao intestino sem a digestão adequada, prendendo o intestino e causando inchaço. 
 
Proteínas com menor teor de gordura como a soja, carne branca, ovos e queijos magros podem agir como diurético natural, ajudando a eliminar o excesso de água no corpo.
 
Outra dica importante são os chás. Os nutricionistas explicam que chás ricos em cafeína faz com que a pessoa sinta mais vontade de urinar, ajudando à eliminar os líquidos e toxinas do corpo. Os mais indicados são chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão. 
 
Se essa mudança na alimentação não for suficiente para aliviar o inchaço, alguns medicamentos naturais como o Tribulus Terrestris auxiliam nos sintomas gerais da TPM.