Seja bem vindo a Online Farma!



 

Perder peso e manter a forma é um dos grandes desafios para boa parte das pessoas. Há quem dedique muito tempo a atividades físicas, na tentativa de reduzir as medidas, mas até que ponto isso pode, de fato, ajudar a emagrecer? De acordo com estudo divulgado no britânico "The Guardian", a prática esportiva é importante para a saúde, mas sozinha não auxilia na perda de peso, isso porque a alimentação é o fator que influencia no processo de emagrecimento.

 

"Apesar de serem ótimos para a saúde, exercícios não ajudam ninguém a emagrecer. Exercícios regulares promovem bem-estar físico e mental. Contudo, a alimentação é fundamental para alcançar o objetivo, principalmente, se o foco for emagrecimento, ganho de massa muscular ou redução de gordura corporal", explica a nutricionista Andrea Marim.

 

Já Rubens Gomes, instrutor de educação física, ressalta que o ideal é manter a união entre dieta e prática esportiva. "O exercício físico é o desencadeador do processo de emagrecimento de forma saudável, ele habilita o organismo a poupar massa magra", declara.

 

Algumas pessoas que cumprem rotina intensa de atividades na academia se queixam pelo fato de não perderem peso como gostariam. A nutricionista Andrea Marim ressalta que esse quadro tem a ver, justamente, com a alimentação. "Não adianta ficar exausto, realizando atividades físicas intensas e depois fazer uma alimentação rica em carboidratos e gorduras, pois se não tiver um balanço energético adequado, o excesso será armazenado como gordura corporal", declara.

  

Produtos integrais fazem diferença?

 

 Hoje em dia, cresce cada vez o número de pessoas realmente preocupadas em manter uma alimentação saudável, não apenas com o foco na redução de medidas, mas com intuito em reduzir os riscos de problemas no coração, diabetes, dentre outros. Ao adotar uma dieta mais saudável, muitos indivíduos priorizam o uso de produtos integrais, mas será que esses alimentos fazem mesmo a diferença? A nutricionista responde que sim. "Os alimentos integrais possuem uma grande quantidade de fibras, promovendo uma digestão mais lenta , uma maior saciedade, evitando assim sentir fome na próxima refeição", destaca.

 

Rubens Gomes também concorda e ressalta: "Indivíduos que consomem diariamente arroz macarrão e pão tradicional podem ter muitas mudanças na saúde e no visual, apenas por optarem pelo consumo de alimentos integrais. Uma questão muito interessante a se levar em consideração é que no Brasil é permitido que alimentos com 20% de farinha integral sejam considerados integrais, dessa forma, vale a pena prezar por alimentos 100% integrais".

 

  

Fontes:

Andrea Marim- Nutricionista

Rubens Gomes, instrutor de educação física

 

Exercise alone won't cause weight loss

 

https://www.theguardian.com/science/2016/jan/28/study-reveals-that-exercise-alone-wont-cause-weight-loss