Seja bem vindo a Online Farma!

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é o primeiro passo para emagrecer com saúde. Afinal, o alimento é o combustivel do organismo! Porém, só manter uma alimentação saudável e ser sedentário não resolve totalmente o problema, pois pode existir um acúmulo de gordura e uma menor quantidade de massa magra. O ideal é manter uma atividade física moderada que mantenha o nível de gordura corporal mais baixo e o de massa magra mais alto.

Praticar exercícios físicos é fundamental para manter a boa saúde, emagrecer e conquistar o corpo ideal – lembrando que cada um deve ter por meta ter o melhor corpo de acordo com sua própria característica genética, e não ficar almejando ter o corpo de outra pessoa, com características completamente diferentes.

O IMC (índice de massa corporal) é um bom parâmetro para se saber se o peso está dentro da faixa saudável (nem com baixo peso, nem sobrepeso ou obesidade).

Os exercícios aumentam a produção de endorfina, o neurotransmissor responsável pelo prazer e bem estar. Por isso, depois de um tempo de prática, é como se o corpo "pedisse" para repetir a experiência.

Confira abaixo alguns exercícios e seus benefícios.

• Corrida: é prática e relativamente fácil, ideal para quem não gosta de academias. Tem que ser iniciada com cuidado para evitar lesões e fadiga. A frequência e tempo devem aumentar aos poucos. Esse exercício melhora o condicionamento físico e cardíaco. Dependendo da intensidade, uma hora de corrida pode queimar até 900 calorias – o equivalente a uma refeição com lasanha, copo médio de coca-cola e uma porção de carne de frango. Escolha um tênis com bons amortecedores e fique atento se há impacto na coluna ou no joelho na hora de correr. Antes de qualquer coisa, faça uma avaliação médica para saber se está apto. Alongar-se antes e depois é fundamental.

• Ciclismo: o trânsito em São Paulo e em outras grandes metrópoles está cada vez pior. Ir trabalhar de bike é um sonho para muitos, porém há de se levar em conta o trânsito caótico e a poluição abundante dos grandes centros. É mais prazeroso pedalar nos parques e ciclovias que oferecem segurança. Assim como a corrida, melhora o condicionamento físico e pode queimar até 800 calorias a cada hora!

• Natação: melhora o condicionamento físico e trabalha todos os músculos. Conhecido como um exercício completo. Uma hora de natação pode gastar até 700 calorias. É bom ficar atento aos choques térmicos e não dispensar os alongamentos para evitar cãibras.

• Musculação: é até possível praticar em casa – com pesinhos – ou, melhor ainda, na academia,  que conta com profissionais especializados. Orientação evita lesões e outros problemas. Dependendo do treino, a pessoa pode gastar até 720 calorias em uma hora. A musculação melhora a resistência muscular e articular, fortalece os ossos e melhora o sistema digestivo. Além de deixar o corpo mais "sarado", com músculos mais definidos.

Por: AgComunicado