Seja bem vindo a Online Farma!

A Suécia criou um experimento que tornou o dia de trabalho mais curto, para 6 horas por dia. Este experimento está chegando ao fim, e um dos políticos que ajudou a criá-lo relatou que os benefícios superaram os custos. Nos últimos dois anos, os profissionais de assistência a pessoas idosas da cidade de Svartedalens, em Gotemburgo, na Suécia, passaram a trabalhar seis horas por dia pelo mesmo salário. O experimento fez parte do julgamento do Conselho da Cidade de Gotemburgo em torno do equilíbrio entre trabalho e vida privada.

O projeto é o mais recente de uma série de experimentos suecos com dias de trabalho mais curtos, e terminará em fevereiro com um relatório oficial sobre o assunto, que deverá ser lançado em março. Cerca de 17 novos funcionários foram contratados ao longo do experimento custando ao centro cerca de 9,8 milhões de coroas suecas (R$3.461.522) um aumento de 22% no custo bruto.

Mas Daniel Bernmar, líder do grupo de esquerda no Conselho da Cidade de Gotemburgo, disse que os benefícios de dias de trabalho mais curtos pareciam ser maiores que o aumento do custo. Os resultados preliminares sugerem que a redução do número de horas de trabalho conduziu a uma redução de cerca de 10 por cento das licenças por doença e que a saúde dos profissionais de saúde também melhorou consideravelmente. Os funcionários relataram uma melhora na qualidade dos cuidados que foram capazes de dar aos pacientes também. Os funcionários disseram que tinham mais tempo para participar de atividades sociais com os que estavam sob seus cuidados, como brincar e andar ao ar livre, o que era benéfico para pacientes com demência.

O experimento fez manchetes em todo o mundo, tanto como políticos e empregadores procuraram negociar a linha entre ganhar dinheiro e eficiência, bem como o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Foi apresetando uma narrativa completamente oposta da necessidade de trabalhar mais.

Na Suécia a narrativa política tem sido há muito tempo que a economia está em má situação, que o mercado de trabalho está em má forma, e é preciso trabalhar mais. O governo nacional atual sueco que feito campanhas para fazer as pessoas trabalharem mais horas e fazer mais horas extras. Com este experimento foi mostrado ao atual governo que certos governos locais querem o oposto, querem ter um mercado sustentável, e que trabalhar menos teve um impacto bastante grande na mente das pessoas".

O partido de esquerda de Gotemburgo vê a experiência como um meio de mudar as mentalidades sobre quais são as boas condições de trabalho. No entanto o experimento é questionavel sobre o custo financeiro. Os resultados estão sendo ainda analisados em mais detalhes.

O interesse internacional e nacional pelo conceito de alteração das horas de trabalho esta aumentando, especialmente em países como a Alemanha e Áustria. Espera-se que o experimento sueco forneça informações úteis para alimentar discussões sobre os mercados de trabalho, e ainda mais provas em março.

São necessários mais estudos para avaliar se os dias de trabalho mais curtos podem ter benefícios a longo prazo para a sociedade como um todo. Alguns argumentam que cortar o horário de trabalho poderia permitir que aqueles em profissões de trabalho intensivo possam estender o seu tempo de trabalho durante a vida.