"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Falta de exercício físico pode causar problemas psicológicos


04/11/2012 - 23:00:00 | 2114

O sedentarismo não causa problemas apenas para o corpo. Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, concluiu que não se exercitar também causa problemas psicológicos. A pesquisa teve por base um grupo de idosos com doença pulmonar e obstrutiva crônica.
Após participarem de um programa de exercício por semanas, eles realizaram atividades físicas por um ano. Com isso,  obtiveram melhoras físicas e mentais.

Nos testes de memória, raciocínio e concentração, os idosos que se exercitaram tiveram resultados expressivos. Já os que deixaram o programa perderam todos os ganhos de performance .  

A prática diária de atividade físicas ajuda a prevenir doenças como o câncer. Ter na rotina a prática de atividades físicas leva a uma melhoria geral no organismo. Quem pratica pelo menos duas horas e meia por semana de exercícios tem menos chances de ter câncer.
Segundo a Organização Mundial da Saúde , 31% da população mundial é sedentária. Para combater esse quadro, deve-se ter força de vontade e buscar praticar uma atividades física condizente com sua condição atual, com a ajuda de um médico. Os exercícios reduzem o risco de ter câncer de mama, pulmão e intestino.

O sedentarismo está associado a 3,2 milhões de mortes anuais, sendo 2,6 milhões em países pobres e em desenvolvimento.

Ao iniciar uma atividade física, comece devagar. Não tente compensar o período de sedentarismo se extenuando. Os benefícios virão conforme você conseguir regularidade na prática, o que exige que você sempre respeite seus limites. Lembre-se que a resistência física aumenta com o tempo de prática e que é normal e esperado sentir cansaço nas primeiras semanas. Depois de acostumado, você terá mais energia e disposição.

Por: AgComunicado