Seja bem vindo a Online Farma!

Atletas e outras pessoas preocupadas com a boa forma já sabem: a banana é uma grande aliada da saúde. Rica em fibras, minerais e vitaminas do complexo B e C, é um alimento que ajuda nos problemas digestivos, reduz os sintomas da tensão pré-menstrual, fornece energia e o melhor: proporciona saciedade.

Há diversas variações dessa fruta. A estimativa é de mais de 500 tipos. E uma das formas mais recomendadas é a farinha de banana verde. Por estar em processo de maturação, ela é mais rica em amido resistente, uma espécie de carboidrato com ação fisiológica semelhante ao da fibra resistente (que não é degradada pelo intestino delgado). Esse amido resistente consegue passar por todo o processo de digestão sem sofrer a quebra enzimática e por conta disto, garante maior saciedade e atuar de forma bastante eficaz no controle da glicemia. O amido resistente não sofre absorção nem digestão, o que o torna uma ótima fibra solúvel e explica a sensação de maior saciedade e a atuação nos baixos níveis de glicemia.

A farinha de banana verde é relativamente nova, foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e é comercializada há cerca de dois anos em lojas de produtos naturais. É um alimento prático e de sabor neutro. Pode ser usado em diversas receitas e até mesmo substituir a farinha de trigo. A recomendação diária é de 10 gramas, quantidade equivalente a uma colher de sopa. Dá para acrescentá-la em sucos, iogurtes, saladas de frutas, bolos e tortas.

Também existem barras cereais à base da farinha de banana verde, ricas em fibras que ajudam na digestão e com poucas calorias. É uma forma prática e saudável de ganhar energia. Que tal experimentar?

Por: AgComunicado