Seja bem vindo a Online Farma!

Feijão faz bem ao coração

 

O feijão faz parte da nossa vida há muito tempo, e muita gente não considera uma refeição completa se nela não tiver feijão. Além de ser um ótimo acompanhamento, o feijão traz benefícios para o coração.
 

De acordo com um estudo feito no Instituto Agronômico (IAC) juntamente com a Universidade de São Paulo ( USP) o feijão contém uma grande quantidade de isoflavona, um ácido que previne doenças do coração. Essa substância pode ser encontrada também no feijão preto. A quantidade encontrada no feijão Pérola, o “feijão normal”, foi de 0,8 mg/grama, enquanto no IAC Formoso foi de 8,92 mg/gram.
 

Os ácidos flavonóides são substâncias antioxidantes que protegem nosso organismo de doenças crônicas e efeitos do envelhecimento. Esses antioxidantes protegem as células contra os danos radicais livres que podem alterar o DNA, moléculas de proteínas e as células. São essas alterações que provocam doenças do coração. Outro benefício do flavonóide é que
ele diminui a oxidação das moléculas de LDL ( "colesterol ruim") e aumenta o HDL (o "bom colesterol" ), isso melhorando o perfil de gorduras que circulam no sangue. Além disso, a substância têm ação antiinflamatória.

O feijão foi considerado por George L. Hosfield, chefe da equipe de pesquisa da Universidade do Estado de Michigan em East Lansing, o melhor alimento vegetal que existe para nós. Ele tem pouca gordura e bastantes proteínas. Sendo assim o alimento não é então só um complemento ao nosso paladar e uma comida que representa nossa cultura alimentar, mas é também uma poderosa ferramenta para termos uma boa saúde cardio vascular.