Televendas & SAC (11)4224-4550 ou (11)93802-7841

Constipação, prisão de ventre, intestino preso, obstipação. Os nomes variam, mas referem-se ao mesmo problema de saúde: mau funcionamento do intestino. Se não estiver relacionado a nenhuma doença, é possível que a causa sejam os maus hábitos de alimentação, ou ainda reflexo do consumo reduzido de fibras e água e exagerado de gorduras e açúcares.

A redução no número diário de evacuações em intervalos maiores a 48 e 72 horas leva a uma maior absorção de água pela mucosa intestinal, ao endurecimento das fezes e, consequentemente, maior dificuldade para a passagem pelo reto.

Acrescentar à dieta alimentar uma maior quantidade de fibras ajuda a melhorar essa situação. As fibras correspondem àquela parte dos alimentos que não é digerida, mas absorvida pelo organismo para produzir energia. Além de acelerarem a passagem dos alimentos residuais pelo organismo, elas absorvem as toxinas e ajudam a manter o trato gastrointestinal saudável.

Segundo seu grau de solubilidade em água, as fibras são classificadas em:

Solúveis: encontradas nas verduras, frutas, cereais (aveia) e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico). Facilitam o trânsito intestinal, ajudam a desenvolver a mucosa intestinal, aumentam a tolerância à glicose e auxiliam na redução das taxas do colesterol total, entre outras atribuições.

Insolúveis:  encontradas, principalmente, nas verduras, farelo de trigo e grãos integrais. Ajudam a aumentar a frequência do número de evacuações  e ativam a proteção contra infecções bacterianas, entre outras funções.

A indústria da alimentação disponibiliza aos consumidores os suplementos alimentares, em diversas versões e sabores. Muitos deles são ricos em fibras.

A falta de exercícios e até problemas emocionais podem levar à constipação. É mais seguro adotar uma dieta alimentar sob o acompanhamento de um nutricionista, já que a ingestão de fibras tem que ser feita de acordo com a idade e o estado fisiológico da pessoa, como gravidez ou presença ou não de alguma doença.


Por: AgComunicado

Yoga para melhorar a saúde e a qualidade de vida
Prática exige paciência e perseverança...
Massoterapia resgata a saúde e a vitalidade do organismo
Uma das mais antigas técnicas manuais ajuda a viver com qualidade...
Online Farma
Lorem ipsum dolor sit amet, justo aliquid reformidans ea vel, vim porro dictas et, ut elit partem invidunt vis. Saepe melius complectitur eum ea. Zril delenit vis ut. His suavitate rationibus in, tale discere ceteros eu nec. Vel ut utamur laoreet vituperata, in discere contentiones definitionem ius.
read more ⟶
Leave a comment
Note: HTML is not translated!