"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Fique atento ao consumo de sal


04/11/2012 - 23:00:00 | 588

Assim como outras substâncias, o sal é importante para o bom funcionamento do organismo. Mas é bom estar atento à quantidade, pois ao ser consumido em excesso, ele pode causar distúrbios como a hipertensão arterial. Apesar de alguns estudos não reforçarem essa ideia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo ideal é de até 5 gramas de sal por dia – equivalente a uma colher de chá ou cinco azeitonas.

O sal é responsável pelo equilíbrio hídrico do organismo. Éé ele quem facilita o processo da troca de água entre as células e ajuda na absorção de nutrientes e eliminação de detritos. Também contribui para saúde do coração, dos nervos e músculos – desde que consumido adequadamente.

O excesso de sal no organismo tende a aumentar a retenção de líquidos e, consequentemente, a pressão sanguínea e a predisposição à hipertensão – fator responsável por casos de AVC (acidente vascular cerebral) e infartos.

Existe uma variedade considerável de sais, mas os mais utilizados são o sal refinado (ou sal de mesa), o sal marinho, o sal grosso e o o sal light.

O sal refinado é o mais comum e utilizado no preparo de alimentos. Está presente em diversos produtos industrializados, como cereais, bolachas, queijos, entre outros. O sal marinho pode ser encontrado em diferentes tipos – de acordo com sua origem e região – e é bastante utilizado em dietas funcionais. Pode até ser misturado a ervas. O sal grosso é mais usado em assados, peixes e churrascos. Por fim, o sal light (recomendado para hipertensos) é produzido com um teor menor de sódio que os outros sais. O light contém 70% de cloro e 30% de sódio, enquanto os demais, 60% de cloro e 40% de sódio. Deve-se sempre ficar atento às quantidades, para não salgar demais o prato.

Por: AgComunicado