Televendas & SAC (11)4224-4550 ou (11)93802-7841

Assim como outras substâncias, o sal é importante para o bom funcionamento do organismo. Mas é bom estar atento à quantidade, pois ao ser consumido em excesso, ele pode causar distúrbios como a hipertensão arterial. Apesar de alguns estudos não reforçarem essa ideia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo ideal é de até 5 gramas de sal por dia – equivalente a uma colher de chá ou cinco azeitonas.

O sal é responsável pelo equilíbrio hídrico do organismo. Éé ele quem facilita o processo da troca de água entre as células e ajuda na absorção de nutrientes e eliminação de detritos. Também contribui para saúde do coração, dos nervos e músculos – desde que consumido adequadamente.

O excesso de sal no organismo tende a aumentar a retenção de líquidos e, consequentemente, a pressão sanguínea e a predisposição à hipertensão – fator responsável por casos de AVC (acidente vascular cerebral) e infartos.

Existe uma variedade considerável de sais, mas os mais utilizados são o sal refinado (ou sal de mesa), o sal marinho, o sal grosso e o o sal light.

O sal refinado é o mais comum e utilizado no preparo de alimentos. Está presente em diversos produtos industrializados, como cereais, bolachas, queijos, entre outros. O sal marinho pode ser encontrado em diferentes tipos – de acordo com sua origem e região – e é bastante utilizado em dietas funcionais. Pode até ser misturado a ervas. O sal grosso é mais usado em assados, peixes e churrascos. Por fim, o sal light (recomendado para hipertensos) é produzido com um teor menor de sódio que os outros sais. O light contém 70% de cloro e 30% de sódio, enquanto os demais, 60% de cloro e 40% de sódio. Deve-se sempre ficar atento às quantidades, para não salgar demais o prato.

Por: AgComunicado

Conheça os benefícios do suco de uva
A fruta traz um conjunto de substâncias que agem a favor da saúde. Saiba mais...
Entenda porque dormir de “barriga cheia” faz mal à saúde
Saiba o que consumir no período noturno, sem comprometer o sono e a saúde...
Online Farma
Lorem ipsum dolor sit amet, justo aliquid reformidans ea vel, vim porro dictas et, ut elit partem invidunt vis. Saepe melius complectitur eum ea. Zril delenit vis ut. His suavitate rationibus in, tale discere ceteros eu nec. Vel ut utamur laoreet vituperata, in discere contentiones definitionem ius.
read more ⟶
Leave a comment
Note: HTML is not translated!