"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Fitoenergética: A energia que vem das plantas


05/06/2016 - 14:32:31 | 334

O poder curativo das plantas é explorado e pesquisado há milhares de anos. É certo que as plantas não existem somente para refrescar, nutrir, temperar alimentos ou deixar os ambientes mais agradáveis. Elas auxiliam o tratamento das mais diversas enfermidades, sendo a mais antiga forma de prática medicinal.

Criada em 2003 pelo terapeuta holístico Bruno J. Gimenes, a fitoenergética é uma nova forma de utilização das plantas, diferente da fitoterapia, em que são utilizados os extratos das plantas para a elaboração de medicamentos. A prática promete curar diversas doenças e desequilíbrios do organismo, por meio da vibração energética do vegetal, ou seja, sua energia.

Gimenes explica que a fitoenergética é um sistema de cura natural que utiliza a energia das plantas para proporcionar equilíbrio das emoções, pensamentos e sentimentos, que na visão da técnica são os agentes causadores da maioria das doenças físicas.

De acordo com o terapeuta, para a descoberta da técnica foram pesquisadas 118 plantas da flora brasileira em mais de 14 anos de pesquisa, catalogação e estudos de casos que comprovam sua eficácia. “O método utilizado para a pesquisa foi a “Bioeletrografia”, uma técnica capaz de fotografar as impressões energéticas dos nossos estados emocionais. Foram realizadas sessões destas fotos da aura durante os tratamentos, comprovando a sua eficácia”.

“Qualquer pessoa pode utilizar a fitoenergética, pois a técnica não possui contraindicações e, uma vez que apenas a energia da planta é utilizada, dispensa inclusive a ingestão dos chás e o contato com a pele, podendo ser utilizada através de sachês, sprays”.

Gimenes esclarece que a técnica vai além do tratamento de dores físicas, ela também atua no campo espiritual, onde estão nossos pensamentos, sentimentos e emoções, que origina diversas doenças, como as causadas por estresse, ansiedade e depressão.

“Muitas pesquisas científicas afirmam que a depressão indica falta de serotonina no cérebro, que é uma deficiência orgânica e concordamos com isso.  Mas as pesquisas param por aí e não investigam a fundo quais foram as atitudes, comportamentos, crenças, pensamentos, sentimentos e emoções que geraram o desequilíbrio capaz de afetar a produção de serotonina”

O pesquisador explica que é exatamente nesta lacuna que a fitoenergética atua, repondo a energia que perdemos em situações estressantes do dia a dia, como no trabalho, em discussões familiares ou diante dos problemas da vida. “O contato com as plantas nos traz mais serenidade, leveza e ponderação para que nossa reação diante dos problemas da vida seja mais centrada. A Fitoenergética não resolve seus problemas, mas lhe traz uma melhor capacidade e equilíbrio para resolvê-los”, esclarece.

 

Fitoterapia x Fitoenergética

 

O terapeuta explica que é muito comum confundir a fitoterapia com a fitoenergética, visto que ambas utilizam o poder curativo das plantas. Contudo, há diferenças, principalmente entre o modo como são utilizadas as propriedades da planta. Na fitoterapia são utilizadas as propriedades químicas e os princípios ativos presentes nas plantas para gerar um bem estar físico na pessoa em tratamento. Já na Fitoenergética são utilizadas as propriedades vibracionais das plantas para que elas atuem nas nossas emoções, pensamentos e sentimentos.

Outra diferença entre as duas práticas é a incidência de efeitos colaterais. Enquanto o uso de plantas por via oral ou tópica pode causar toxidade, dependendo da dosagem utilizada, na fitoenergética não há nenhum risco, segundo o especialista, pois nesse caso as plantas nem necessitam de ingestão ou contato com a pele.

“Utilizando da forma correta a energia das plantas podemos fazer compostos que além de propiciar a cura,  nos auxilia a nos mantermos em equilíbrio. Portanto, com gratidão e amor, use e abuse do poder curativo das plantas, permanecendo em contato maior com o reino vegetal. Com certeza seu caminho será mais feliz e você verá beleza e alegria nas coisas simples da vida”.

 

BRUNO J. GIMENES

Terapeuta holístico, escritor e palestrante

Mais informações: www.luzdaserra.com.br

 

Fontes:

http://fitoenergetica.com.br

http://www.luzdaserra.com.br/a-energia-das-plantas-na-cura-das-emocoes-e-pensamentos