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Frutas, verduras e legumes: cinco porções ao dia e os resultados são surpreendentes


25/12/2014 - 23:00:00 | 1800

Sua saúde e estética são ricamente beneficiadas com uma alimentação plena

 
Você já sabe que ingerir frutas, verduras e legumes é essencial para uma alimentação mais saudável e para a conquista de mais saúde... Mas coloca em prática essa recomendação? 
 
A constatação de que consumir esses alimentos todos os dias previne doenças surgiu de um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com aproximadamente 830 mil pessoas. 
 
É muito comum para a maioria das pessoas tratar apenas os sintomas das doenças e não suas causas, assim, a incidência do agravamento de um problema maior existente é maior, a maneira mais eficaz de prevenir e tratar doenças é por meio de uma alimentação saudável e equilibrada.
 
O ideal para uma vida mais saudável é consumir 5 porções desses alimentos ao dia, variando entre frutas, verduras e legumes. Esses alimentos naturalmente possuem importantes propriedades medicinais e agem conferindo ao organismo o combustível necessário e essencial para o seu perfeito funcionamento.
 
Em nosso país, apesar da variedade e riqueza em termos de alimentação, as pessoas não costumam se alimentar da maneira como deveriam. Segundo levantamento realizado pelo IBGE, em relação aos orçamentos familiares, apenas 10% da população brasileira consegue realizar a alimentação ideal com 5 porções equilibradas desses importantes alimentos.
 
Antes do almoço, por exemplo, o ideal é consumir um prato equilibrado de salada, abuse das cores na dieta, quanto mais cor, mais saúde. Varie entre alimentos cozidos e alimentos crus, vale lembrar que as cores dos alimentos se referem a alguma propriedade em particular, alimentação colorida é sinônimo de riqueza em antioxidantes.
 
Os legumes, verduras e as frutas são fontes naturais de micronutrientes (vitaminas e minerais), As vitaminas A e C possuem ação antioxidante e agem fortalecendo o sistema imunológico contra o surgimento de doenças. O potássio presente nas frutas, verduras e legumes age em oposição ao sódio, relaxando artérias, facilitando a circulação sanguínea e prevenindo principalmente doenças cardiovasculares.
 
Esses alimentos são fontes naturais de fibras, oferecem tanto o tipo solúvel quanto o insolúvel, fibras são indispensáveis para o bom funcionamento intestinal, ajudam a regular os níveis de colesterol e até mesmo auxiliam a regular os níveis de açúcar no sangue.
 
Para emagrecer ou manter o peso é fundamental consumir esses alimentos, a riqueza em fibras aumenta a sensação de saciedade e isso faz com que os exageros no momento das refeições sejam abolidos. Substituir alimentos gordurosos, ricos em condimentos, em sódio e açúcares por alimentos saudáveis,contribui drasticamente para uma saúde melhor e para a estética também.
 
Quando se fala em uma porção compreenda, quando se trata da laranja, apenas uma laranja; quando se trata da manga, meia manga; quando se trata do kiwi é um kiwi e meio; em relação ao mamão, apenas meio mamão; em relação ao pêssego, um pêssego e meio etc.
 
Lembre-se: cinco porções ao dia e sua saúde e estética agradecem.