Seja bem vindo a Online Farma!

O que esses alimentos de cor vibrante têm de tão especial?

Além de lindas, de encher os olhos com suas cores vibrantes e do sabor delicioso, as frutas vermelhas proporcionam diversos benefícios à saúde.
 
Essas frutas são ricas em substâncias antioxidantes, que previnem a formação de radicais livres, que agem envelhecendo as células, causando doenças e até mesmo o envelhecimento da pele. Esses antioxidantes também agem prevenindo doenças cardiovasculares, as frutas vermelhas também possuem propriedades anti-inflamatórias, são ricas em importantes vitaminas, minerais, fibras, a maioria compõe o grupo de alimentos com calorias negativas, ou seja, as poucas calorias existentes nessas frutas são queimadas pelo metabolismo no momento em que são ingeridas.
 
Quais as substâncias mais marcantes presentes nesses alimentos?
 
As vitaminas A e E, importantes antioxidantes como antocianinas e flavonoides, responsáveis pela pigmentação vibrante desses alimentos que varia do vermelho ao roxo. O que também merece ser ressaltado é que a concentração de antioxidantes costuma ser maior na casca dessas frutas.

Vamos especificar algumas das frutas mais reverenciadas?
 
Morango: Além de delicioso, o morango é rico em vitamina C, o cuidado é em relação à higienização, pois são cultivados com excesso de agrotóxicos. Há disponível no mercado cloros próprios para higienizar frutas, verduras e legumes, mergulhar os morangos em água potável com algumas gotas dessa solução e deixar descansar por aproximadamente meia hora já auxilia e muito.
 
Cereja: Ela não pode faltar nas sobremesas mais sofisticadas, mas a fruta na versão in natura, é rica em antioxidantes, combina as vitaminas A, C e E.
 
Mirtilo: Essa fruta é rica em fibras, com ênfase na pectina, que ao ser ingerida se transforma em gel que faz com que haja a inibição da absorção de parte das gorduras ingeridas na alimentação.  É um fruta rica em açúcar, portanto, deve ser consumida com parcimônia por portadores de diabetes.
 
Amora: Essa fruta possui propriedades bactericidas, é rica em fibras, auxilia no equilíbrio da pressão arterial e age prevenindo até mesmo o surgimento de doenças cancerígenas.
 
Uva: A uva vermelha, conhecida popularmente por uva rubi, teria o poder até mesmo que melhorar a capacidade cognitiva cerebral, sem contar em uma substância conhecida como resveratrol que age prevenindo o entupimento de veias e artérias.
 
Goji berry: Essas fruta que tem sido reverenciada nos últimos anos é a mais rica em vitamina C existente, a vitamina C age como antioxidante no organismo, o que quer dizer que essa fruta originária da Ásia possui alto poder contra a formação de radicais livres.
 
Jabuticaba: Rica em uma substância conhecida como ácido elágico, a jabuticaba atua contra o câncer e é importante para regular os níveis de açúcar no sangue, sendo indicada para pessoas com diabetes. 
 
Essas são só algumas das frutas pertencentes ao grupo dos alimentos vermelhos. Todas essas frutas possuem vitamina C, essa vitamina é imprescindível para o bom funcionamento do metabolismo, que se torna mais apto para a queima de gorduras, ou seja, auxilia no emagrecimento. Aqueles que estão na luta por um corpo mais magro e saudável não podem deixar de ter na dieta as tão benéficas frutas vermelhas.