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Gelatina é uma das melhores fontes de colágeno


04/11/2012 - 23:00:00 | 1596

Bateu uma vontade de comer um docinho após o almoço? Ou quem sabe no lanche da tarde? A gelatina pode ser uma boa opção! Além de ser rica em nutrientes e conter baixas calorias, é altamente eficaz no combate à flacidez e  na manutenção da saúde e da boa forma. Cada vez mais esse alimento vem se mostrando como um forte aliado da saúde. É rica em proteínas e aminoácidos e pode auxiliar na redução dos níveis de glicemia, colesterol e triglicerídeos.

Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) revelou que a gelatina ocupa o terceiro lugar no ranking das sobremesas prediletas dos brasileiros.

Estima-se que apenas 10% da população consome a gelatina – também considerada uma das melhores fontes de colágeno – no fim da refeição. Se você faz parte do time que consome esse alimento, deveria mudar de ideia. O colágeno é produzido no organismo, mas a partir dos 25 anos, seus níveis são reduzidos e a quantidade diminui 1% a cada ano. E a alimentação é uma das melhores alternativas para esse problema.

A baixa produção de colágeno tende a danificar o tônus muscular e comprometer a saúde da pele, dos ossos, unhas e cabelos, deixando-os menos resistentes e com pouco brilho e elasticidade. Esta ação facilita o surgimento de estrias, celulites e até mesmo o envelhecimento precoce dos tecidos do corpo. As propriedades da gelatina ajudam a nutrir esses tecidos e a manter a hidratação e integridade das articulações.

Diversos estudos já comprovaram que o colágeno em pó, presente na gelatina, faz com que o organismo mantenha quantidades significativas de massa muscular, o que também ajuda o corpo a utilizar de forma mais eficaz as reservas de gordura e açúcar – e a regularizar os níveis sanguíneos.

Prefira as versões branca em pó ou em folhas e capriche com sucos de polpa naturais. Evite as industrializadas, pois são ricas em açúcares e corantes artificiais.

Vale lembrar que por ser uma ótima fonte de proteínas, garante maior saciedade. Consumi-la antes do almoço ou no finalzinho da tarde, quando a fome aparece, pode ajudar a reduzir o apetite.

Por: AgComunicado