Seja bem vindo a Online Farma!

O ginseng é usado na medicina chinesa há milhares de anos. Trata-se de um dos fitoterápicos mais usados em todo o mundo para melhorar a qualidade de vida. Há diferentes espécies estudadas e disponíveis comercialmente.

O gênero engloba cinco cultivadas em todo o mundo, basicamente nos países de clima ameno. A planta vem sendo usada há muitos séculos na medicina tradicional chinesa e pelos índios nos Estados Unidos.  

O nome “ginseng” tem sua origem numa palavra chinesa cujo signicado é "raiz-homem", pois a raiz se assemelha às pernas humanas. É importante salientar que algumas ervas são classificadas incorretamente como ginseng, de maneira que é sempre bom prestar atenção aos compostos encontrados no mercado.

Existem treze ginsenosídeos. O Panax ginseng contém panaxanos, que podem reduzir os níveis de açúcar no sangue, e polissacarídeos, que são moléculas complexas de açúcar que dão força à imunidade. O ginseng branco é a raiz desidratada, enquanto o ginseng vermelho é a raiz aquecida  e também desidratada.

Referenciada pela primeira vez na Dinastia Han, a planta viria a ser famosa mais tarde como Jen Sheng, ou “raiz celestial”.

O ginseng proporciona melhora na circulação sanguínea, gerando, consequentemente, melhora generalizada na disposição física e mental. Pesquisadores acreditam na atuação do ginseng como antigripal e na melhoria do desempenho sexual. Aumenta a força muscular, estimula o apetite e inibe o crescimento de células tumorais. É uma das ervas mais estudadas do mundo para o aumento do desempenho físico.

O site Online Farma disponibiliza diferentes tipos da planta, todos muito benéficos para a nossa saúde: ginseng coreano, brasileiro, siberiano e indiano. Verifique as informações, fale com seu médico e tenha a prescrição correta em mãos antes de utilizar qualquer composto, mesmo que 100% natural.

Fonte:        Wikipedia