Seja bem vindo a Online Farma!

O consumo equilibrado auxilia no emagrecimento e no aproveitamento de importantes vitaminas

 
 
Todos sabem que o consumo excessivo de gorduras pode causar diversos males à saúde como problemas no coração, ganho de sobrepeso, diabetes, entre outros. Mas ao mesmo tempo que o consumo de gorduras em excesso prejudica a saúde, em equilíbrio pode beneficiar a saúde.
 
O problema na verdade está no tipo de gordura consumida, gorduras conhecidas como saturadas que podem ser encontradas na manteiga, no leite integral, nos queijos amarelos, na carne animal (gorda), entre outros, podem fazer extremo mal à saúde, começando por elevar os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue, podendo desencadear o surgimento de outras doenças como hipertensão e aterosclerose.
 
As gorduras trans também devem ser evitadas, são encontradas em biscoitos recheados, doces em geral, em margarinas, em salgadinhos, entre outros, essas gorduras também agem elevando os níveis do mau colesterol no sangue.
 
É importante não desprezar as informações da tabela nutricional dos alimentos que se consome.
 
Agora como já foi dito, gorduras consumidas com equilíbrio podem beneficiar a saúde, trata-se das gorduras boas. Dentre as gorduras boas, há um tipo de gordura conhecida como monoinsaturada, pode ser encontradas no azeite de oliva e no óleo de canola, esse tipo de gordura age elevando os níveos de HDL (bom colesterol) no sangue e diminui os níveis do mau colesterol no sangue.
 
O azeite de oliva deve ser usado na finalização dos pratos e é importante frisar que não deve ser aquecido, se trata de um alimento rico em antioxidantes, que age prevenindo a formação dos radicais livres, prevenindo, inclusive, o envelhecimento da pele.
 
Há também os ácidos graxos conhecidos como ômega- 3, que podem ser encontrados em alimentos como salmão, sardinha, anchovas, sementes de linhada, entre outros. Mas consumir as quantidades desse tipo de gordura na dieta é mais difícil, o uso de suplementos pode ser indicado.
 
Há algumas vitaminas conhecidas como lipossolúveis (A, D, E e K) que só podem ser metabolizadas com a presença de gorduras, por isso é importante consumir com parcimônia gorduras mais saudáveis.
 
Não há como conquistar uma vida saudável sem repensar os maus hábitos, e mais do que isso, sem abandoná-los, mude a lista habitual de supermercado, retire os alimentos nocivos da dieta, cuide da alimentação, faça substituições saudáveis.
 
O consumo equilibrado de gorduras consideradas benéficas como as monoinsaturadas e os ácidos graxos aliado à prática de atividades físicas também pode auxiliar no emagrecimento saudável.
 
Agora que você já sabe que nem todas as gorduras fazem mal à saúde, comece a introduzir na dieta os tipos mais saudáveis, e não esqueça que em uma dieta de emagrecimento devem estar presentes todos os grupos de alimentos, inclusive, os lipídeos representados pelas gorduras. Abolir as gorduras da alimentação pode colocar em risco a saúde, já que impede que as importantes vitaminas conhecidas como lipossolúveis sejam aproveitadas pelo organismo.