Seja bem vindo a Online Farma!

Para quem busca mais saúde e também beleza, uma boa dica é introduzir na rotina o uso de óleos naturais. Extraídos a partir de sementes, plantas ou frutas, as substâncias presentes nesses óleos são essenciais para o funcionamento do organismo e melhoram a aparência da pele e cabelos. Além disso, alguns deles têm propriedades que podem contribuir para o emagrecimento. 

De forma geral, os óleos são fontes de ácidos graxos essenciais, como os ômegas 3, 6 e 9, e atuam para o bom fluxo sanguíneo e no controle de inflamações e lesões. Eles também são responsáveis pelo transporte de vitaminas lipossolúveis no organismo, como as vitaminas A, D, E e K.

Um corpo funcionando corretamente não só é saudável como também mais bonito. Quer saber mais sobre quais são os benefícios dos óleos para beleza? Então, não deixe de conferir!

Tônico para pele e cabelo: óleo de borragem

Extraído das sementes da planta Borago Officinalis, o óleo de borragem funciona como um tônico para a pele e cabelos. Por sua ação antioxidante, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, marcas de expressão e rugas. Além disso, possui ação adstringente, ajudando no controle da oleosidade da pele. 

A substância é um dos importantes óleos para beleza dos cabelos, por que combate a caspa e atua na regeneração do couro cabeludo. Com isso, os fios vão se regenerar e ter um aspecto viçoso e mais saudável. 

E os benefícios do óleo de borragem vão além disso. Ele ajuda a diminuir os sintomas da TPM, menopausa e da hipertensão. Consumir o óleo de borragem em cápsulas melhora a saúde do coração e atua no combate ao colesterol ruim.

Ação hidratande e defensiva: óleo de prímula

Quer manter a pele hidratada e com boa elasticidade? O óleo de prímula pode te ajudar! Essa substância é obtida por meio da extração da planta de prímula. Usar esse óleo reduz a perda de água e aumenta a resistência da pele aos efeitos nocivos do sol. Ele também tem efeitos benéficos contra inflamações na pele, reduzindo dermatites e aliviando a coceira. 

Rico em ácido linolênico, favorece no bom funcionamento dos hormônios, minimiza as dores provocadas por cólicas menstruais e a sensibilidade nos seios durante esse período. Por conter fenilalanina, o óleo de prímula pode trazer alívio para dores de cabeça crônicas. 

Não é só contra o mau-olhado: óleo de alho

Muito já se sabe sobre os benefícios do alho. Mas você sabia que ele faz parte dos óleos para beleza? O óleo de alho possui ação antibacteriana e antifúngica e, por isso, pode auxiliar no tratamento de acnes, cravos e espinhas. Também é um poderoso aliado no combate aos radicais livres formados no corpo e para retardar os efeitos do envelhecimento da pele.

Além disso, o alho tem alta concentração de vitaminas C e B-6. Por isso, tem propriedades anti-inflamatórias, age na prevenção de doenças do sistema respiratório, tem ação expectorante e fortalece a capacidade imunológica do organismo. 

Contra estrias, cicatrizes e manchas: óleo de rosa mosqueta

Extraído da Rosa Mosqueta, da família Rosaceae e originária do Mediterrâneo e da Europa Central, esse é um daqueles essenciais óleos para beleza. O óleo de rosa mosqueta tem antioxidantes e vitaminas C, que promovem a cicatrização de áreas lesionadas na pele. O uso deste óleo, especialmente na pele, proporciona hidratação, maciez, nutrição deixando-a muito mais saudável. 

O uso dessa substância é recomendado para quem deseja minimizar a aparência das estrias, por exemplo. Isso por que a rosa mosqueta atua no processo de regeneração dos tecidos, ou seja, na formação e distribuição do colágeno sobre áreas em que estão presentes as estrias. 

Cápsulas deste óleo servem também para o tratamento de cicatrizes cirúrgicas e queloides, feridas ou marcas de acne e de manchas na pele. 

Alívio do estresse e tensão: óleo de melaleuca

Quando pensamos em beleza normalmente focamos na aparência da pele, do cabelo e do corpo, mas saiba que o estresse e a tensão prejudicam quem está em busca de melhorar a aparência. A beleza vem de dentro e o óleo de melaleuca ajuda no combate ao cansaço e nervosismo. 

Originário de uma planta conhecida como árvore do chá, a melaleuca é um poderoso relaxante muscular e pode ser usada no tratamento de ansiedade, preocupação extrema e depressão. Ela também ajuda na prevenção de viroses e tem ação revigorante.

Por ter ação fungicida, o óleo de melaleuca é recomendado para promover a saúde íntima, pois atua na prevenção de infecções vaginais causadas por fungos. Alivia também problemas do aparelho urinário e respiratório, auxiliando o combate à cistite e aos resfriados.   

Gostou das dicas sobre os benefícios dos óleos para beleza? Então, não deixe de conferir mais dicas naturais para combater um grande conhecido das mulheres, a TPM!