"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Hábitos saudáveis podem evitar o câncer


04/11/2012 - 23:00:00 | 549

Autor:  Agência Comunicado

Fonte:  Brasil Econômico 

Ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios com regularidade, controlar o peso e cortar fumo e bebida alcoólica são atitudes valiosas na luta contra o câncer. Junto com as doenças cardiovasculares, o câncer responde por 58,5% de todos os óbitos no mundo. No Brasil, são diagnosticados 500 mil novos casos ao ano. Os investimentos do Ministério da Saúde na área foram de R$ 200 milhões em 2000 para R$1,7 bilhão em 2007. Embora cresça a chance de cura para vários tipos de tumores, a moléstia só mata menos que as cardiovasculares.

 
De acordo com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer e o Instituto Americano de Pesquisa para o Câncer, exercícios, boa alimentação e redução de peso evitariam 19% de todos os tipos de câncer no Brasil. A boa alimentação começa na ingestão diária de 400 gramas de frutas, verduras e legumes. Já os grãos (feijões, grão-de-bico) são ricos em fibras e aliados da boa digestão.

 
É importante deixar de lado a carne salgada e os embutidos. Sal e conservantes tornam seu consumo potencialmente nocivo. Quando a questão é perder peso é preciso dizer não à comida de alta densidade calórica e excluir fast food, biscoitos e bebidas açucaradas.

 
Ao decidir pela melhoria da condição física com caminhada, corrida, ginástica ou outra atividade, a rotina é essencial: a prática deve ser seguida na maioria dos dias da semana, em períodos mínimos entre 15 e 30 minutos. Sob o sol, mais uma recomendação: evitar o período das 10h às 14h e não se esquecer do protetor solar.  É preciso ensinar as crianças e os jovens desde cedo a utilizarem o protetor solar.

 
É preciso dizer não ao cigarro, responsável por 30% de toda a mortalidade por câncer no mundo, e evitar a bebida alcoólica. O papiloma vírus humano (HPV) também exige alerta: É preciso fazer sexo seguro, com preservativo, que é o caminho para evitar os vírus da hepatite B e da hepatite C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado. As mulheres devem fazer regularmente o exame preventivo papanicolau.