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Hora do chá


04/11/2012 - 23:00:00 | 1906

Quem não resiste a um chá quentinho para se aquecer nas noites frias? Ou então para facilitar a digestão depois das refeições? As ervas medicinais são usadas de diversas maneiras - o chá é apenas uma delas.

Supermercados, farmácias ou lojas de produtos naturais, as ervas medicinais para preparação de chás estão disponíveis em saquinhos, folhas verdes ou secas.

Para cada litro de água utilizam-se, em geral, 4 colheres de sopa de folhas secas ou 8 colheres de sopa de folhas verdes. Jogue a erva seca na água fervendo e deixe-a meio minuto, aproximadamente, fervendo em um recipiente tampado. Em seguida, apague o fogo e deixe-o por alguns momentos para que a substância ativa se solte na água. Não use utensílios de alumínio para preparar o chá, mas recipientes de vidro, porcelana, ágata ou cerâmica.

Chás preparados com saquinhos devem ser deixados em infusão por alguns minutos em uma xícara de água morna. Mas, apesar de ser uma forma mais rápida e cômoda, o chá em saquinho perde diversos nutrientes. Os especialistas explicam que, para obter o máximo de sabor e nutrientes das ervas, é preciso que a água encontre espaço para circular entre as folhas, que se expandem e se desenrolam. Isso não acontece com o chá em saquinho. Por isso, prefira as folhas soltas –  o chá feito a partir de folhas secas ou verdes mantém melhor o sabor e as propriedades medicinais das ervas. Para não engolir ou engasgar com as folhas, utilize um coador de chá.

Abaixo, algumas dicas para preparar um chá:
Nunca misture ervas diferentes em uma mesma bebida;
Para adoçá-lo, prefira o mel, pois o açúcar ou adoçantes interferem nos benefícios da planta;
Beba o chá quente ou morno, de preferência, uma hora após as refeições;
Não consuma ervas de origem duvidosa;
Consuma o chá fresco, pois pode fermentar de um dia para o outro;
Antes do preparo, lave as mãos, os recipientes e utensílios que irá utilizar;
Utilize, de preferência, água filtrada ou mineral;
Chás aromáticos devem permanecer tampados até o esfriamento por completo;
Saiba que ervas secas e frescas apresentam diferenças. Em comparação às secas, as verdes têm maior quantidade de água, menor quantidade de ativos e maior concentração de compostos tóxicos. Por isso, ervas secas oferecem menor risco de intoxicação;
Chás tomados em excesso e sem orientação podem causar danos ao organismo – o melhor é consumir sob indicação médica ou de um especialista.  

Por: AgComunicado